Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A partir deste ano, o mês de novembro contará com três feriados nacionais. Até então considerado feriado em diversas cidades e em alguns estados do país, por meio de leis locais, o dia 20 de novembro estreia em 2024 como data a ser respeitada em todo o Brasil como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna o 20 de novembro feriado nacional. A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares – um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.
Desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. É para destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo no país. Mesmo sendo data comemorativa, o dia não era considerado feriado.
Os outros feriados nacionais caem nos dias 2 e 15 de novembro. Este sábado (2) é o Dia de Finados, uma data reservada para que a população preste homenagens aos mortos. Fazem parte da tradição a visita a cemitérios e celebrações religiosas.
Já no dia 15 – uma sexta-feira – os brasileiros celebram a Proclamação da República. Este feriado lembra 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, marcando o fim da monarquia e o início da república no Brasil.
Além das datas nacionais, outros feriados estaduais e municipais podem existir pelo país em novembro.
No Distrito Federal, por exemplo, o dia 30 de novembro é feriado pelo Dia do Evangélico, de acordo com a Lei Distrital nº 963/1995. Em 2010, em seu segundo mandato, Lula sancionou lei instituindo a data como Dia Nacional do Evangélico, mas não é considerado feriado nacional.
Agência Brasil
A ABF recebeu o Ampére neste sábado (14), no ginásio Sarará pela segunda vez nesta…
Neste sábado (14) o Marreco Futsal venceu o Tubarão em casa pela 9ª rodada da…
O advogado criminalista, Hélio Ideriha Júnior compartilhou a informação de que o Juiz da Vara…
Uma criança de 2 anos pegou a arma do pai e, ao manuseá-la, acabou disparando…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Borba, comunicam com pesar…
O Grupo Inocêncio e a família Tonello comunicam com pesar o falecimento do senhor, Adelino…
This website uses cookies.