Francisco Beltrão
Imagem Divulgação/AMSOP

Assessoria – A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) vai se reunir às 13h30 desta segunda-feira (22), na sede da entidade na Rua Peru, 1301, bairro Miniguaçu, Francisco Beltrão para alinhar as ações de combate à contaminação pela Covid-19 em todos os municípios do Sudoeste.

A reunião foi convocada após um encontro virtual, ocorrido na manhã de hoje, entre os prefeitos e representantes dos órgãos de Saúde dos municípios e do Estado, na qual a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, e a diretora do Hospital Regional, Cíntia Ramos, expuseram um quadro muito delicado de aceleração dos casos e óbitos por Covid-19 no Sudoeste. Como, por exemplo, a ocupação em 100% dos leitos de UTI no Hospital São Francisco e na Policlínica São Vicente de Paula, ambos em Francisco Beltrão.

O encontro irá alinhar as ações de combate à contaminação pela Covid-19 em todos os municípios do Sudoeste. E, para essa reunião, também está prevista a elaboração de um documento com diretrizes de atuação para os municípios.

Dentre os temas que devem ser abordados, estão um possível novo adiamento do retorno às aulas no Sudoeste, ampliação das restrições e ações mais ostensivas de fiscais das prefeituras em conjunto com a Polícia Militar.

Na reunião, devem comparecer o presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luis Carlos Turatto, bem como os demais membros da Comissão: Paulo Horn (prefeito de Sulina), Edson Cenci (prefeito de Chopinzinho), Ricardo Ortiña (prefeito de Santo Antônio do Sudoeste), Paulo Pilati (prefeito de Marmeleiro), Luís Carlos Boni (prefeito de Planalto), Rafaela Losi (prefeita de Clevelândia) e Ilena de Fátima Oliveira (prefeita de Manfrinópolis), além da chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, e do vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.