Clima

Nova massa de ar frio deve chegar no Sul

O ar frio avança pela Argentina e vai começar a ingressar no Sul do país entre terça e quarta-feira com queda acentuada da temperatura que encerrará a sequência de dias quentes e de temperatura acima da média de agosto.

Conforme o Metsul, o ar polar será precedido por uma frente fria que trará chuva para os três estados do Sul do Brasil, mas cujos volumes de precipitação devem ficar aquém da necessidade hídrica da região pela prolongada estiagem no Centro-Sul do país. A queda da temperatura terá início pelo Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. Na maioria das cidades gaúchas, as mínimas da terça devem se dar à noite, logo no final do dia, à medida que o ar polar irá ingressar no decorrer do dia com vento.

As madrugadas mais frias neste novo episódio de ar polar deverão ser as da quinta e da sexta, mas, em particular da quinta. Porto Alegre, por exemplo, pode ter 9ºC ou 10ºC na quarta de mínima, 4ºC ou 5ºC na quinta, 7ºC ou 8ºC na sexta e ao redor de 11ºC sábado que vem. Como se vê, uma madrugada deve ser mais gelada na capital gaúcha e o frio vai logo enfraquecer na sequência, como é comum em agosto com as onda de frio – mesmo as mais fortes – apresentando mais curta duração.

O interior gaúcho deve ter cenário semelhante com as madrugadas mais frias ocorrendo entre quarta e sexta. No Oeste e no Sul, pelo tempo mais aberto e seco, a madrugada de quarta deve ser mais fria na comparação com outras regiões. A fronteira com o Uruguai deve ter mínimas de 1ºC a 3ºC na quarta, -2ºC a 0ºC na quinta, e 3ºC a 5ºC na sexta-feira.

Esta será uma incursão de ar polar com maior impacto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde mínimas negativas devem ocorrer no Planalto Sul, especialmente quinta e na sexta. No Paraná, a queda da temperatura será acentuada, mas não se espera frio tão intenso.

PP News

Matéria recentes

Ladrão é preso após assaltar dois taxistas e tentar praticar roubo em posto de combustíveis

A Polícia Militar de Pato Branco foi acionada na manhã de sábado (19) para atender…

8 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Mariano Kurek

O Grupo Inocêncio e a família Kurek comunicam com pesar o falecimento do senhor, Mariano…

9 horas atrás

Familiares informam o falecimento de João Rafael Küerten

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Küerten, comunicam com pesar…

9 horas atrás

Discussão em jogo de bocha quase termina em tragédia

Uma discussão durante um jogo de bocha na noite de quinta-feira (17) em um bar…

13 horas atrás

Prefeito Pedron cria comissão para preparar concurso público

O prefeito Antonio Pedron assinou nesta semana a Portaria nº 218/2025, que cria uma comissão…

13 horas atrás

Cooperativa catarinense planeja ampliar investimentos em Francisco Beltrão

Cooperalfa adquiriu terreno e mira ampliação da presença no município O prefeito Antonio Pedron e…

13 horas atrás

This website uses cookies.