Foto: Facebook/Amsop
Anunciado no final de maio pelo governo do Estado, o reajuste dos repasses para custear o transporte escolar deve amenizar o impacto deste serviço para as prefeituras paranaenses. Somente os 42 municípios do Sudoeste receberão R$ 1,6 milhão a mais, segundo levantamento da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).
“Hoje a maior parte do transporte dos alunos é bancada pelas prefeituras e esse aumento nos repasses foi um pedido da organização municipalista e que vai ajudar a manter esse tipo de serviço”, explica o presidente da Amsop e prefeito de Santa Izabel d’Oeste, Moacir Fiamoncini.
Segundo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) – que fez o pedido de reajuste ao governo estadual – atualmente mais da metade dos alunos transportados são estudantes do Estado, mas o valor repassado às prefeituras corresponde a menos de 25% do total gasto com o transporte.
“Sabemos que o momento do País e do Estado é difícil, mas pedimos esse apoio para aliviar as despesas das prefeituras em relação ao transporte escolar”, disse o presidente da AMP, Frank Schiavini, na entrega do pedido ao governo.
Em Santo Antonio do Sudoeste, que é o município com maior repasse de transporte escolar na região, o reajuste veio em uma boa hora, segundo o prefeito Zelírio Ferrari. “É uma conquista importante e que vai nos ajudar a custear esse serviço”, diz.
Para Agilberto Perin, de Itapejara d’ Oeste, o reajuste ajuda a repor apenas parte das perdas dos últimos anos, já que os custos de operação do transporte subiram. “Nós transportamos mais de 2 mil alunos por dia e 75% desse serviço é feito com a frota própria. Esse reajuste ajuda muito, apesar de não cobrir totalmente a defasagem dos últimos anos com o aumento de óleo diesel, peças, pneus e salários”, afirma. O ideal para tornar a divisão do financiamento do transporte mais justa entre Estado e municípios, segundo o prefeito, seria a criação de uma espécie de tabela técnica e o reajuste automático anual.
O reajuste concedido pelo governo estadual será feito nas próximas cinco parcelas que os municípios recebem mensalmente. O acréscimo de 20% será sobre o valor previsto para cada prefeitura, com base no número de alunos transportado.
(Assessoria)
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.