Paraná

Recomeços: mulheres prestes a deixar o cárcere recebem apoio para reconstruir a vida

AEN – Mulheres privadas de liberdade são preparadas para o retorno às suas comunidades após o cumprimento da pena, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto Vida Nova trabalha o resgate da autoestima, o empoderamento feminino e a preparação para o mercado de trabalho, com o objetivo de promover a reinserção social dessas mulheres.

Em sua terceira edição, a iniciativa já atendeu 97 custodiadas no Centro de Integração Social (CIS). Criado em 2023, o projeto foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPSD), em parceria com a Polícia Penal do Paraná (PPPR), órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ele é realizado às segundas-feiras dentro do CIS. A terceira edição conta com a participação de 16 mulheres em fase final de cumprimento de pena. Até agora, foram realizados cinco dos 12 encontros previstos. Ao todo, o projeto tem duração de três meses e inclui rodas de conversa e formação de grupos de auto e mútua ajuda. A cada semana é debatido um tema, conduzido com base no método dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e dos 12 passos para se tornar uma mulher empoderada.

Até o momento, 98% das participantes não reincidiram no crime, índice que evidencia o resultado positivo do projeto. “Nossa intenção é preparar essas mulheres para deixarem esse espaço que, apesar de ser uma prisão, muitas vezes se torna um lugar seguro. Elas precisam entender que, ao sair, é no convívio social que surgem as maiores inseguranças e vulnerabilidades”, explica a diretora do CIS, Marilu Kátia da Costa.

Segundo ela, cabe à unidade prisional oferecer ferramentas práticas e emocionais para que essas mulheres possam fazer novas escolhas. “Estamos proporcionando a elas o acesso ao conhecimento, que traz poder — o poder de dizer não ao abuso, às drogas e ao ciclo de violência. O poder de recomeçar e fazer novas escolhas”, completou. 

NOVAS PARCERIAS – De acordo com o delegado da Polícia Civil e coordenador do CEPSD, Renato Figueiroa, após duas edições concluídas, o projeto está sendo aprimorado com a inclusão de novas parcerias. “Com base na análise das edições anteriores, identificamos a necessidade de inserir uma capacitação profissional, pois essas mulheres precisam de oportunidades reais de reinserção no mercado de trabalho. Essa é nossa nova meta”, afirmou.

Nesta semana, representantes do Sistema Fiep, por meio do Senai, visitaram o CIS para conhecer a estrutura do projeto Vida Nova. “Convidamos o Senai para avaliar de que forma pode contribuir com a qualificação profissional dessas mulheres — seja ainda durante o cumprimento da pena, seja após a soltura —, para que tenham condições reais de reconstruir suas vidas”, acrescentou Figueiroa.

A coordenadora do Complexo Social da PPPR, Darla Cebulski, também esteve no encontro e falou sobre o trabalho de acompanhamento e suporte às mulheres que participam do projeto, após a soltura. “Esse acompanhamento é fundamental para que elas se sintam amparadas e motivadas a manter as mudanças iniciadas ainda durante o cárcere”, reforçou.

PP News

Matéria recentes

Homem é morto a tiros no alagado do Iguaçu

Um homicídio foi registrado na tarde de sábado (12) próximo ao Lago de Salto do…

8 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Vanderlei Wants

A Funerária Nossa Senhora Aparecida - PASC de Marmeleiro informam com pesar o falecimento de…

10 horas atrás

Menino de 6 anos morre após ser atingido por portão

Um menino, de 6 anos, morreu após ser atingido pelo portão de casa, na tarde…

10 horas atrás

Polícia Militar é chamada após discussão e agressões no trânsito

Uma briga de trânsito foi registrada no final da manhã deste sábado (12), na cidade…

11 horas atrás

Juiz Antonio Netto recebe Moção de Aplausos da Câmara de vereadores

O Juiz Antonio Evangelista de Souza Netto, diretor do Fórum da Comarca de Francisco Beltrão,…

11 horas atrás

Homem é preso pela PM por descumprir medida protetiva que a mãe tinha contra ele

Um homem de 30 anos foi preso na tarde deste sábado (12), em Marmeleiro. Conforme…

12 horas atrás

This website uses cookies.