Francisco Beltrão

Motoboys e forças de segurança debatem regulamentação das motos para o trabalho

Da assessoria/Acefb – Em mais uma de suas ações estratégicas programadas para ocorrer em 2022, a Câmara Técnica de Segurança Pública pertencente ao Condef – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão, vinculado à Associação Empresarial (Acefb), protagonizou na entidade beltronense, uma importante reunião.

Participaram Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Dr. Júlio Barreto Maia Junior, assessor legislativo da prefeitura de Beltrão, soldado Leonardo Stocco (Polícia Militar) e representantes dos motoboys de Beltrão.

Na pauta, debate sobre lei municipal para categoria dos motoboys, regulamentação das motos para o trabalho e maior fiscalização de pessoas que trabalhem irregularmente com motos. Marilda lembra, inclusive, que “foi significativo o aumento de mortes de motociclistas no munícipio nos últimos meses”. Ela sugere a criação de blitz educativa e punitiva para a redução desses números.

Outra questão levantada no encontro foi o de sugerir às empresas locais que contratem motoboys regularizados com a sua categoria profissional e que tenham curso especializado de motofretista, regulamentado pelo Detran-PR.

Também foram destacados assuntos como a conscientização dos motociclistas quanto à redução de velocidade em vias públicas e o uso de colete refletivo.

Dr. Júlio Barreto explica que “já existe a lei federal para a categoria, foi revisada e não é necessário criar um novo projeto de lei para regulamentar”. Ele sugere a criação de uma associação de motoboys e comenta que, “através de uma associação, é mais fácil ganharem corpo, demonstrando maior organização”.

Entre os objetivos da associação a ser criada é o de organizar a categoria dos profissionais motoboys. “Foi levantado na reunião que aconteçam parcerias entre a prefeitura e a Polícia Militar para aumentar a fiscalização de pessoas que circulam com as chamadas moto bruxas [que não possuem documentação regular para circular] e o menores de idade que conduzem motos. Agradecemos a Acefb pelo apoio que nos deu nessa causa”, comenta o motoboy Rudinei Siqueira, que procurou a entidade empresarial para sugerir a pauta desta reunião.

PP News

Matéria recentes

Ladrão é preso após assaltar dois taxistas e tentar praticar roubo em posto de combustíveis

A Polícia Militar de Pato Branco foi acionada na manhã de sábado (19) para atender…

11 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Mariano Kurek

O Grupo Inocêncio e a família Kurek comunicam com pesar o falecimento do senhor, Mariano…

12 horas atrás

Familiares informam o falecimento de João Rafael Küerten

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Küerten, comunicam com pesar…

12 horas atrás

Discussão em jogo de bocha quase termina em tragédia

Uma discussão durante um jogo de bocha na noite de quinta-feira (17) em um bar…

15 horas atrás

Prefeito Pedron cria comissão para preparar concurso público

O prefeito Antonio Pedron assinou nesta semana a Portaria nº 218/2025, que cria uma comissão…

16 horas atrás

Cooperativa catarinense planeja ampliar investimentos em Francisco Beltrão

Cooperalfa adquiriu terreno e mira ampliação da presença no município O prefeito Antonio Pedron e…

16 horas atrás

This website uses cookies.