Foto Divulgação
Moradores da região do bairro São Cristovão estão preocupados com o aparecimento da aranha-armadeira e relatam que têm encontrado o animal com frequência. Os moradores acreditam que o problema possa ter relação com terrenos que estão com o mato muito alto e aranhas, lacraias, e até cobras aparecem nos terrenos e dentro das casas.
Conhecida por ser uma das espécies mais venenosas do mundo, a aranha armadeira pertence ao filo arthropoda, conjunto de artrópodes, animais invertebrados que possuem vários pares de apêndices articulados (mecanismos bucais e antenas) e um exoesqueleto, revestimento externo que protege os órgãos internos e fortalece os músculos do animal.
De hábitos noturnos, a aranha armadeira se esconde durante o dia em lugares escuros e úmidos como buracos, embaixo de madeiras, pedras, copa de árvores, áreas urbanas e principalmente, folhas de bananeira.
Ao contrário do que aparenta ser comum, a forma de captura da aranha armadeira é diferente. Elas não montam teias para aprisionar suas presas. A vítima é imobilizada devido a ação direta do veneno, que age de maneira muito severa no organismo humano ou animal.
Normalmente, os acidentes com as armadeiras ocorrem em ambientes domésticos. Durante a noite, a aranha busca se esconder em toalhas, no meio de roupas, gavetas, embaixo dos móveis, dentro dos sapatos e atrás de cortinas, por exemplo.
Sendo assim, ao ter contato com objetos em que a aranha escolheu como esconderijo, a pessoa é surpreendida pela presença do animal.
O veneno é gerado por uma toxina que se espalha rapidamente pelo corpo, causando dores intensas no local da picada, que apresenta vermelhidão e dormência de imediato.
A picada da aranha pode levar ao óbito quando se trata de crianças, uma vez que, já houveram casos de morte por asfixia e em idosos, devido ao aumento dos batimentos cardíacos.
Os mais comuns são: febre, suor, dor no local da picada, pulso rápido, hipertensão arterial, descontrole dos batimentos cardíacos, problemas respiratórios e agitação psicomotora.
Em casos mais graves, como em crianças, é possível identificar sintomas como: vômitos frequentes, sudorese generalizada, diarreia, enrijecimento muscular e salivação carregada.
O que fazer em caso de picada aranha:
• Lave o local com água e sabão;
• Procure um serviço médico urgente;
• Mantenha o local da picada elevado;
• Use uma compressa morna para aliviar a dor;
• Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação.
• Entre em contato com os Bombeiros (193) ou SAMU (192).
O que espanta aranhas? Se tem algo que as aranhas não gostam são odores fortes. Por isso, muitas plantas repelentes afastam aranhas também. Nesse sentido, óleos essenciais, vinagre e ervas aromáticas são ótimos exemplos de produtos que deixam as aranhas incomodadas.
A prefeitura de Francisco Beltrão informou que no ano passado centenas de proprietários de terrenos baldios foram notificados pela secretaria municipal de Viação e Obras devido a falta de limpeza. Passado o prazo previsto em lei para a tomada de providências, a limpeza é feita por equipes da prefeitura, com a aplicação de multa e a cobrança pelo serviço junto com o IPTU.
O secretário de Viação e Obras, Claudio Borges, informa que todos os anos são feitas campanhas de orientação bem como a fiscalização é mantida de forma permanente, mas muitos proprietários não colaboram. “Se todos fizerem a sua parte teremos uma situação bem melhor”. enfatiza.
A obrigatoriedade de limpeza de lotes está regulamentada nas leis 3.941/2012 e 4.618/2018, em seus artigos 50 e 64, incisos § 1, 2 e 3 , e artigo 179.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou nesta sexta-feira (21), no bairro Uberaba, em Curitiba,…
Ventos fortes acompanhados de chuva provocaram estragos na cidade de Dois Vizinhos na tarde desta…
A privação de um desentupidor pode ser um desafio, mas não é o fim do…
Um motorista de 65 anos ficou preso às ferragens após o caminhão que ele conduzia…
Agência Brasil - O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor neste final de…
A vereadora Maria de Fátima Ize Niclotte e o vereador Pedro Tufão Filho acompanharam dirigentes…
This website uses cookies.