Francisco Beltrão
Foto Assessoria

Assessoria – A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta sexta-feira (08), a visita da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que se reuniu com prefeitos, primeiras-damas e secretários municipais de Assistência Social. Na ocasião, a ministra, acompanhada pela deputada federal Leandre Dal Ponte, anunciou a implantação de duas unidades da Casa da Mulher Brasileira no Sudoeste, em Francisco Beltrão e Pato Branco.

“Não é só um prédio. Toda a política de proteção da mulher funciona dentro da Casa da Mulher Brasileira. Então, a mulher não precisa ficar indo de um lugar para o outro para buscar proteção. É a porta de entrada da rede de proteção da mulher no município”, explicou Damares.

A Casa da Mulher Brasileira reúne, em um mesmo espaço, diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. A unidade disponibiliza serviços de acolhimento, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem e brinquedoteca.

Damares destacou a operação do Ministério da Justiça que prendeu 14 mil agressores de mulheres em todos os estados e no Distrito Federal, nos meses de agosto e setembro. A ação também resultou na instauração de 37 mil inquéritos policiais.

A ministra, ainda, discorreu sobre as ações para o combate ao suicídio, e apresentou aos municípios os programas disponíveis em seu Ministério e no Ministério da Cidadania, como os voltados para a pessoa idosa e pessoa com deficiência.

“A gente sabe a importância que tem a pauta da família hoje em dia”, frisou a deputada federal, Leandre Dal Ponte. A parlamentar, ainda, agradeceu o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, por, prontamente, colaborar com o projeto de implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no município.

Em sua fala, o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani afirmou que “é uma honra para a Amsop receber a ministra, ainda mais em um mês tão especial quanto é o Outubro Rosa. É um momento ímpar para os municípios do Sudoeste do Paraná planejarem suas ações para as áreas de assistência social, acessibilidade e família”.

“Nós, aqui no Sudoeste do Paraná, precisamos desse trabalho que o seu Ministério tem feito por todo o Brasil”, declarou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

Na sequência, o delegado de Marmeleiro, Dr. Wilkinson Fabiano de Oliveira apresentou a Delegacia Amiga da Criança, um projeto que desenvolveu para acolher, com mais dignidade e conforto, as mulheres, idosos e crianças vítimas de violência doméstica.

Mais de 20 prefeitos compareceram ao evento, e, ao final, a ministra realizou a entrega de carros novos para conselhos tutelares de cinco municípios da região, que foram recebidos pelos respectivos prefeitos: Edson Cenci (Chopinzinho), Leila da Rocha (São Jorge D’Oeste), Disnei Luquini (Ampére), Cleber Fontana (Francisco Beltrão) e Fernando Cadore (Salto do Lontra).

A mesa de honra foi composta, também, pelas secretárias nacionais de Assistência Social, Maria dos Santos Barbosa; Políticas para Mulheres, Cristiane Brito; e da Família, Angela Martins, bem como, do secretário Especial Adjunto do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Antônio Caputo, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ezequiel Roque do Espírito Santo e o chefe da Casa Civil do governo do Estado do Paraná, Guto Silva.