Geral

Ministério da Saúde confirma mais um caso de varíola dos macacos no país

Agência Brasil – O Ministério da Saúde informou hoje (16) que mais um caso de varíola dos macacos (Monkeypox) foi notificado no país. De acordo com a pasta, o caso foi confirmado em São Paulo, após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Trata-se de um paciente de 28 anos, morador de Indaiatuba (SP), com histórico de viagem para a Europa. Ele está em isolamento e apresenta estado clínico estável, sem complicações. O caso é monitorado pelas secretarias de saúde municipal e estadual.

Publicidade

Até o momento, o Brasil tem seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Treze casos suspeitos estão sendo investigados.

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

PP News

Matéria recentes

ABF e Ampére empatam pela Série Ouro do Paranaense

A ABF recebeu o Ampére neste sábado (14), no ginásio Sarará pela segunda vez nesta…

6 horas atrás

Marreco goleia o Tubarão e sobe para 6° na Liga Nacional

Neste sábado (14) o Marreco Futsal venceu o Tubarão em casa pela 9ª rodada da…

6 horas atrás

Decisão desobriga vacinação da Covid-19 para crianças menores de cinco anos

O advogado criminalista, Hélio Ideriha Júnior compartilhou a informação de que o Juiz da Vara…

10 horas atrás

Criança de 2 anos pega arma do pai e mata a mãe com tiro acidental

Uma criança de 2 anos pegou a arma do pai e, ao manuseá-la, acabou disparando…

10 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Malvina Oliveira Jesus de Borba

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Borba, comunicam com pesar…

10 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Adelino Tonello

O Grupo Inocêncio e a família Tonello comunicam com pesar o falecimento do senhor, Adelino…

10 horas atrás

This website uses cookies.