Geral

Ministério confirma casos de vaca louca em dois estados brasileiros

Agência Brasil – A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou hoje (4) a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como o mal da vaca louca, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG). A confirmação foi feita nessa sexta-feira (3) pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá.

De acordo com a pasta, todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório. “Portanto, não há risco para a saúde humana e animal”, destacou, em nota.

Publicidade

Os dois casos atípicos, um em cada estabelecimento, foram detectados durante a inspeção realizada antes do abate dos animais. “Trata-se de vacas de descarte que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito [deitadas] nos currais”, explicou.

Exportações suspensas

Conforme preveem as normas internacionais, o Brasil também notificou oficialmente a OIE da ocorrência. No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, as exportações de carne bovina ficam suspensas temporariamente. A medida, que passa a valer a partir de hoje (4), ficará em vigor até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.

O país asiático é o principal destino da carne brasileira, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). No mês de julho foram exportados 91.144 toneladas do produto, crescimento de 11,2% em relação ao mesmo mês de 2020, com alta de 19,1% nas receitas, somando US$ 525,5 milhões. No acumulado, de janeiro a julho de 2021, os embarques para a China já somam 490 mil toneladas e receitas de US$ 2,493 bilhões, crescimento de 8,6% e 13,8%, respectivamente, no comparativo com o mesmo período de 2020.

Classificação de risco

O Mapa esclareceu ainda que a OIE exclui a ocorrência de casos atípicos da vaca louca para efeitos do reconhecimento do status oficial de risco do país. “Desta forma, o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos”, completou.

Segundo o ministério, estes são o quarto e quinto casos atípicos da doença registrados em mais de 23 anos de vigilância do país. Eles ocorrem de maneira espontânea e esporádica e não estão relacionados à ingestão de alimentos contaminados. A pasta destacou que o Brasil nunca registrou a ocorrência de caso clássico do mal da vaca louca.

PP News

Matéria recentes

Recarga unitv pro: Como Configurar no Celular, Smart TV e Computador

A Recarga UniTV Pro oferece acesso a uma ampla variedade de conteúdos, incluindo filmes, séries…

26 minutos atrás

Dois feridos em tombamento de caminhão na PR-449

Um caminhão Mercedes-Benz LS 1935 tombou na segunda-feira (17), na rodovia PR-449 no município de…

41 minutos atrás

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 34 anos, condenado judicialmente pela…

2 horas atrás

Preço do ovo vai continuar subindo?

Com um aumento de 15% no mês de fevereiro em relação à janeiro, o preço…

2 horas atrás

Mulher fica ferida em acidente envolvendo três veículos na PR-182

Uma mulher ficou ferida em acidente de trânsito ocorrido no final da madrugada desta terça-feira…

2 horas atrás

Fogão brilhando com um truque simples

Manter o fogão sempre limpo e brilhante pode parecer um desafio, especialmente para quem cozinha…

3 horas atrás

This website uses cookies.