Francisco Beltrão
Foto PP News

O mês de janeiro de 2021 registrou 372 mm em 23 dias de chuva, mais que o dobro de precipitação de chuvas do que esperado na média – mês que fica entre 170 a 200 mm entre 12 e 15 dias.

Um índice bastante alto para a época, fato que não se registrava desde 1990 quando foram registrados 472 mm em 28 dias de chuva. Passados 30 anos, voltou-se a registrar no mês de janeiro um alto índice de chuvas, até por que a região vinha de uma estiagem e essa grande precipitação não era esperada. Em janeiro de 2020 o índice de precipitação foi de 170 mm, ou seja dentro da média. Outro fator é a temperatura, que por ser verão ficou abaixo da média.

Devido a instabilidade que se criou no início do ano, em fevereiro pode se repetir a instabilidade fazendo com que as chuvas ultrapassem a média – mês.

A previsão é de que a primeira semana de fevereiro seja bastante fechada, podendo ser registrado grande índice de chuvas, preocupando o setor agrícola que começa a época das colheitas e o excesso de chuva pode estar prejudicando bastante o setor.

Números do mês de janeiro:

Baixo Iguaçu: 426 mm

Dois Vizinhos: 422 mm

Francisco Beltrão: 388 mm

Planalto: 488 mm

Informações: Josmar Ramos. Observador Meteorológico do Iapar- Francisco Beltrão.