Clima
Imagem retirada da internet

Por Climatempo – Mudanças no tempo na Região Sul: intensa frente fria avança rapidamente nesta quarta-feira (30).

Essas tempestades seguirão ao longo de todo o dia e acompanhadas de chuva intensa, com grandes volumes acumulados, muitos raios, chances isoladas para queda de granizo e ventos fortes (rajadas entre 60 e 90 km/h), mas pontualmente não se descarta o risco de chegar próximo dos 100 km/h.

Queda acentuada das temperaturas a partir da noite de quarta

Já na noite de quarta-feira (30), os ventos começam a soprar do quadrante sul e a temperatura diminui. Por isso, os municípios da fronteira do RS com o Uruguai podem registrar suas menores temperaturas do dia no período da noite. 


Frio ganha força na quinta-feira 

Após a passagem da frente fria pela Região Sul, uma massa de ar polar, frio e seco, avança sobre toda a Região Sul.  O centro desta massa de ar frio se desloca pelo interior do continente, entre a Argentina e o Uruguai e nesta situação, o ar frio chega com mais força ao Sul do Brasil.

Por conta dessa massa de ar polar, os ventos passam a soprar do quadrante sul e são ventos frios. A temperatura despenca na quinta, sobretudo no Rio Grande do Sul. A manhã de quinta-feira será gelada com risco de geada na Campanha Gaúcha.No centro, oeste e norte do estado gaúcho, tempo fica muito frio pela manhã e mesmo com a volta do sol, a temperatura máxima sobe muito lentamente durante a tarde. A sensação será de frio o dia todo.

Fonte Metsul