Foto: Arquivo PPnews
Uma frente fria está passando pelo Sul do Brasil e já provocou temporais neste sábado (24) no Rio Grande do Sul. Ao longo da manhã deste domingo, a frente avança pelo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e chega até o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O céu fica bem nublado nestas áreas e a chuva pode vir logo cedo, com risco de temporais. Entre a tarde e a noite, a frente fria segue avançando rumo ao Norte, e chega ao sudoeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e sul do Acre. A chegada deste sistema, aliada ao ar quente e úmido que predomina na região, provoca temporais com raios e rajadas de vento.
A massa de ar frio e seco, de origem polar, que vem logo atrás da frente fria e que ajuda a impulsioná-la em direção ao sul da Amazônia, provoca declínio das temperaturas pelo interior do país ainda neste domingo. O dia já amanheceu um pouco frio entre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com 15°C em Uruguaiana e Bagé, onde o sol predomina o dia todo. Entre Pelotas e Santa Maria o domingo começou com temperaturas em torno dos 17°C.
Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a tarde promete temperaturas agradáveis, e até com sensação de frio nos locais onde a chuva não der trégua, como é o caso de Porto Alegre, Caxias do Sul/RS, Passo Fundo/RS, Chapecó/SC e Foz do Iguaçu/PR. Estas cidades devem ter temperatura durante a tarde mais baixa do que a observada pela manhã. Mas a maior queda de temperatura será sentida pra valer após o entardecer, quando serão registradas as mínimas do dia. Já entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, faz calor o dia todo e a chuva ocorre na forma de pancadas, inclusive em Florianópolis e Curitiba.
Segunda-feira
Na segunda-feira, a massa de ar frio e seco predomina sobre grande parte do Rio Grande do Sul, e garante um amanhecer com temperatura baixa, principalmente na Campanha. A mínima prevista em Bagé é de apenas 7°C, e não se descarta a ocorrência de geada fraca e isolada nas localidades mais frias da região. Entre o norte do estado e a Grande Porto Alegre, o dia continua com muitas nuvens e pode chover nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.
A frente fria ficará bloqueada na altura do Paraná, impedida de avançar por conta da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. Por isso, há previsão de bastante chuva durante a segunda-feira entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente na faixa leste desses estados. A presença do ar mais frio mantém a temperatura baixa, inclusive durante a tarde, com máximas abaixo dos 23°C. Em Curitiba a temperatura varia entre 16°C e 21°C, e em Florianópolis de 18°C a 22°C. Apenas o noroeste do Paraná é que ainda pode chegar aos 25°C.
Terça-feira
A massa de ar frio enfraquece rapidamente e a temperatura entra em rápida elevação em todo o Sul, no oeste do Centro-Oeste e no sul da região Norte. Volta a chover no sul e oeste do Rio Grande do Sul e na região do Pantanal. Entre Santa Catarina, Paraná e grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuvas frequentes ao longo do dia.
(Informações: Climatempo)
Um automóvel CG/Cruze capotou na madrugada deste sábado (10), na rodovia PR-182, nas proximidades de…
Na noite de sexta-feira (9) algumas regiões da cidade de Francisco Beltrão ficaram sem o…
A equipe do Pelotão de Trânsito do 21º BPM estava em patrulhamento na noite de…
Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional…
Um princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada deste sábado (10), em um…
Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…
This website uses cookies.