Geral
Foto: Arquivo PPnews

Uma frente fria está passando pelo Sul do Brasil e já provocou temporais neste sábado (24) no Rio Grande do Sul. Ao longo da manhã deste domingo, a frente avança pelo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e chega até o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O céu fica bem nublado nestas áreas e a chuva pode vir logo cedo, com risco de temporais. Entre a tarde e a noite, a frente fria segue avançando rumo ao Norte, e chega ao sudoeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e sul do Acre. A chegada deste sistema, aliada ao ar quente e úmido que predomina na região, provoca temporais com raios e rajadas de vento.

A massa de ar frio e seco, de origem polar, que vem logo atrás da frente fria e que ajuda a impulsioná-la em direção ao sul da Amazônia, provoca declínio das temperaturas pelo interior do país ainda neste domingo. O dia já amanheceu um pouco frio entre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com 15°C em Uruguaiana e Bagé, onde o sol predomina o dia todo. Entre Pelotas e Santa Maria o domingo começou com temperaturas em torno dos 17°C.

Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a tarde promete temperaturas agradáveis, e até com sensação de frio nos locais onde a chuva não der trégua, como é o caso de Porto Alegre, Caxias do Sul/RS, Passo Fundo/RS, Chapecó/SC e Foz do Iguaçu/PR. Estas cidades devem ter temperatura durante a tarde mais baixa do que a observada pela manhã. Mas a maior queda de temperatura será sentida pra valer após o entardecer, quando serão registradas as mínimas do dia. Já entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, faz calor o dia todo e a chuva ocorre na forma de pancadas, inclusive em Florianópolis e Curitiba.

Segunda-feira
Na segunda-feira, a massa de ar frio e seco predomina sobre grande parte do Rio Grande do Sul, e garante um amanhecer com temperatura baixa, principalmente na Campanha. A mínima prevista em Bagé é de apenas 7°C, e não se descarta a ocorrência de geada fraca e isolada nas localidades mais frias da região. Entre o norte do estado e a Grande Porto Alegre, o dia continua com muitas nuvens e pode chover nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.

A frente fria ficará bloqueada na altura do Paraná, impedida de avançar por conta da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. Por isso, há previsão de bastante chuva durante a segunda-feira entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente na faixa leste desses estados. A presença do ar mais frio mantém a temperatura baixa, inclusive durante a tarde, com máximas abaixo dos 23°C. Em Curitiba a temperatura varia entre 16°C e 21°C, e em Florianópolis de 18°C a 22°C. Apenas o noroeste do Paraná é que ainda pode chegar aos 25°C.

Terça-feira
A massa de ar frio enfraquece rapidamente e a temperatura entra em rápida elevação em todo o Sul, no oeste do Centro-Oeste e no sul da região Norte. Volta a chover no sul e oeste do Rio Grande do Sul e na região do Pantanal. Entre Santa Catarina, Paraná e grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuvas frequentes ao longo do dia.

(Informações: Climatempo)