Francisco Beltrão
Foto Divulgação/Assessoria

Na próxima segunda-feira, dia 28, às 15h00, o Hospital Regional do Sudoeste, localizado em Francisco Beltrão, passa a oferecer um espaço direcionado para as mães durante a internação de seus filhos nas unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN). Este local aconchegando e  específico na instituição será para a permanência no período diurno, uma vez que a noite elas tem o Alojamento Materno, em um hotel da cidade.

De acordo com Cintia Ramos, diretora do hospital, trata-se de uma sala ampla, com copa e banheiro, onde as mães descansarão quando não estão na UTIN com seus bebês e onde podem lanchar e interagir. “As mães poderão compartilhar sentimentos, temores, expectativas, numa real vivência de identificação, apoio mútuo e solidariedade”, comenta Cintia.

Atendendo sugestão da Comissão de Humanização do hospital, o local será denominado de ‘Estar Materno Eliziane Gai Menin’, em homenagem a fonoaudióloga do hospital que faleceu em 2015. Eliziane atuava há mais de 4 anos no Regional como fonoaudióloga referência das UTI´s (Adulto e Neonatal). “Desta forma também estamos homenageando a família da Eliziane e seus colegas de trabalho”, define Cintia.

Relata ainda que por meio deste espaço o hospital visa prestar o melhor atendimento à população, respeitando os preceitos técnicos e de humanização. O Estar Materno  permite que as mães possam acompanhar de perto seus filhos. “A presença da mãe, do pai e da família neste processo de hospitalização é fundamental para evolução positiva do quadro clínico”, enfatiza.

O nascimento de um bebê representa um momento de alegria e realização para os pais. No entanto, quando essa experiência é marcada pela necessidade de internação do recém-nascido em UTI Neonatal, o momento que seria de plena felicidade torna-se ambivalente. As mães e pais que acompanham diariamente seus bebês e experimentam uma imensa variedade de sentimentos, nem sempre fáceis de administrar, precisam de um ambiente acolhedor para superar estas dificuldades.

Assessoria de Imprensa