Foto: Projeto Onças do Iguaçu
Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) que foi resgatado na noite da última quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu (PR) está recebendo cuidados do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional. O animal foi flagrado por uma câmera de segurança na manhã do mesmo dia, no Jardim Iara, e localizado ao lado de um restaurante na Avenida das Cataratas, local onde o risco de atropelamento é alto.
Equipes da Polícia Ambiental, do Eco Park Foz e do projeto Onças do Iguaçu participaram do resgate. Trata-se de um animal jovem, macho, com 26 quilos. Ele foi sedado e encaminhado para o Hospital Veterinário do RBV, para atendimento, avaliação clínica e coleta de material para exames.
De acordo com o médico veterinário Pedro Teles, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, o animal está com boas condições de saúde, embora cansado e com dores. Ele foi tratado com analgésico e anti-inflamatório e está recebendo comida, água e repouso. O resultado dos exames laboratoriais deve sair na semana que vem.
Conforme informações do projeto Onças do Iguaçu, o aparecimento de um lobo-guará em Foz do Iguaçu não é comum. A espécie é típica de biomas como o Cerrado, Pantanal e áreas de campos abertos, sendo raras as aparições em regiões de Mata Atlântica, como é o caso do Oeste do Paraná.
Ainda de acordo com o projeto, “a perda e fragmentação de habitats podem forçar animais silvestres a se deslocarem para áreas fora de seu hábitat natural em busca de alimento ou abrigo”.
A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica o lobo-guará como uma espécie “vulnerável”. Segundo Pedro Teles, por ser um animal em risco, o destino do lobo capturado em Foz do Iguaçu será definido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Assessoria
As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…
Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…
A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…
Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…
No início da noite de quinta-feira (8) por volta de18h10 a Polícia Militar de Barracão…
A Polícia Penal do Paraná entregou nesta semana 101 kits com gorros e cachecóis confeccionados…
This website uses cookies.