Marmeleiro
Foto Assessoria

Da Assessoria – Na tarde da última sexta-feira (09), o Departamento de Meio Ambiente recebeu denúncias de que havia uma grande quantidade de lixo descartado irregularmente ao lado do Rio Angico e do Rio Marmeleiro.

Contudo na segunda feira (12) uma equipe de servidores do Departamento de Meio Ambiente e Urbanismo foram vistoriar o local e encontraram uma grande quantidade de lixo descartado incorretamente, sendo a maioria materiais recicláveis como garrafas pets, garrafas de vidros, lonas, potes, plásticos em geral. Também foram encontrados diversas carcaças de animais em estado de decomposição. Além de grande quantidade de móveis, colchão, televisores, lâmpadas, pneus, roupas, calcados, e também uma grande quantidade de fraldas descartáveis. Um fato que chamou a atenção é que tinha um latão jogado dentro do rio Angico com fraldas descartáveis.

Um dos locais onde foram encontrados essa grande quantidade de lixo é mais conhecida como “Paço da Sepultura”, um local onde pessoas utilizam para laser, fazer pescaria e passeios de moto e jipe.

Importante ressaltar que esse local fica somente a 2 Km acima da estação de Tratamento de Água as Sanepar.

Esta forma de disposição a céu aberto de resíduos não é autorizada, visto que pode ocasionar grandes danos ambientais, como contaminação do solo, da água e a proliferação do mosquito da Dengue – o Aedes Aegypti.

Ato como este, é caracterizado crime ambiental e está sendo verificado pelos técnicos do Departamento de Meio Ambiente, e se identificados os responsáveis serão punidos, pois, no município há a coleta seletiva de todos os resíduos há mais de 15 anos, e é inaceitável que os moradores ainda continuam a fazer as coisas erradas.

Conforme a Lei de Crimes ambientais 9605/1998 em seu Art. 54, é crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Contatado todas essas irregularidades na tarde da segunda feira dia 12/04/2021, a equipe do departamento de Meio Ambiente e Urbanismo recolheu a quantidade de 1 tonelada de lixo onde foi dado a destinação adequada. Além da limpeza desses locais foi construído barreiras para dificultar o acesso de veículos ao local a afim de evitar que situações dessa natureza se repitam.

Até quando vamos sofrer com a irresponsabilidade de certas pessoas? Será que as pessoas não veem as consequências que estamos sofrendo no clima, catástrofes, impactos causados pela falta de consciência de algumas pessoas?

Imagem Secretaria de Meio Ambiente