Foto Assessoria
Nesta semana o setor de endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRA). O índice apurado foi de 1,0, considerado de médio risco. No levantamento anterior, realizado em maio, o índice tinha sido de 1,5. A situação é bem melhor que no início do ano, quando chegou a 6,5.
Para Tania Lise, coordenadora do setor de endemias, o controle da infestação mostra que vem dando resultado satisfatório o trabalho de agentes de saúde e de endemias, além dos mutirões realizados nos bairros com apoio e participação da população. Ela alerta que as larvas são localizadas principalmente em vasos com plantas e cisternas.
Também enfatiza que a redução no índice não significa uma trégua no combate ao mosquito. “Pedimos que a população dedique pelo menos dez minutos por semana para vistoriar o terreno e verificar se não existe água acumulada. E que sempre receba bem nossas equipes de agentes, visto que o objetivo é ajudar a proteger a comunidade”, comenta a coordenadora.
Os mutirões serão retomados em agosto, nos bairros Sadia, Júpiter, Jardim Floresta e Jardim Itália, todos na Cidade Norte. Nos demais bairros já foram realizados. Quando a equipe do mutirão estiver atuando os moradores devem fazer a limpeza dos lotes, retirar os materiais que possam acumular água e colocar na frente das residências. Equipes da prefeitura farão a coleta. O trabalho envolve as secretarias de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente.
Neste ano foram registrados dois casos de dengue em Francisco Beltrão. Um deles foi importado e o outro autóctone, no bairro São Miguel. Foi no mês de março. Os dois pacientes se recuperaram. Em relação a zika vírus e chikungunya, não houve nenhum registro.
(Assessoria PMFB)
Na noite de sexta-feira (9) algumas regiões da cidade de Francisco Beltrão ficaram sem o…
A equipe do Pelotão de Trânsito do 21º BPM estava em patrulhamento na noite de…
Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional…
Um princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada deste sábado (10), em um…
Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Galvan Rici, comunicam com…
This website uses cookies.