Educação
Momento da entrega para a direção da Escola Estadual Tancredo Neves, instituição indicada pelo deputado Reichembach, além do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli.

Da Assessoria – Na tarde dessa quinta-feira, dia 30 de setembro, o chefe da Casa Civil, Guto Silva e demais autoridades estiveram na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) em Francisco Beltrão fazendo a entrega de 63 kits educacionais de robótica para atender escolas estaduais de municípios da região Sudoeste, pertencentes ao NRE de Francisco Beltrão. 

A ação faz parte do programa Robótica Paraná, que foi lançado no final de agosto em Curitiba. No NRE de Francisco Beltrão, sete escolas foram contempladas com nove kits cada: de Ampere, Capanema, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pinhal do São Bento e Renascença. 

O deputado estadual Reichembach (PSC) participou do ato de entrega e considera o projeto como um grande avanço na educação do Paraná. “Além de os alunos aprenderem robótica básica e se prepararem para o futuro, o nosso Estado se transforma cada vez mais em um importante polo nacional e internacional de tecnologia. Parabéns ao Governo do Estado e às administrações municipais por essa conquista”, comemora Reichembach.

Para Maria de Lourdes Bertani, chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, “aproximar os alunos da tecnologia através da robótica é essencial para contribuir com o crescimento de todos”. 

Sobre o projeto 

São de 2,5 mil kits de robótica para 257 colégios da rede estadual do Paraná. A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, num investimento de R$ 9,1 milhões. A estimativa é que nesta primeira fase do projeto 10 mil alunos sejam beneficiados. Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. Os professores passarão por treinamento com técnicos dos Núcleos Regionais da Educação para compreender como aplicar o material didático.