Categorias: Geral

IPVA ficará em média 3,8% mais barato para veículos usados

Os proprietários de veículos usados emplacados no Paraná pagarão, em média, 3,8% a menos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. Uma pesquisa de mercado realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que referencia o cálculo do imposto, apontou a desvalorização.

A redução pode ser ainda maior, dependendo da marca, ano de fabricação e modelo do veículo emplacado no Estado. Entre as maiores quedas está, por exemplo, a motoneta I/Bashan Bull Liv125, que teve uma redução de 53%, sendo uma das maiores registradas no Paraná.

Em 2019 o Paraná contará com 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A expectativa é de que o IPVA lançado para o próximo ano atinja R$ 3,4 bilhões

PAGAMENTO

Em 2019, a data de vencimento para pagamento em cota única (à vista) ou a quitação da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro de 2019, variando de acordo com os números finais da placa.

Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final. No ano anterior, o prazo para pagamento em cota única variava entre os dias 10 e 16 de janeiro.

Já o contribuinte que preferir dividir o pagamento do IPVA 2019 em três cotas, deverá ficar atendo aos prazos, de acordo com o calendário abaixo.

O pagamento da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro; da segunda entre os dias 21 e 27 de fevereiro e da terceira e última entre os dias 21 e 27 de março de 2019, de acordo com os números finais das placas.

MUDANÇA NO PAGAMENTO

Neste exercício, os contribuintes receberão em casa apenas uma correspondência, contendo a Guia de Recolhimento para pagamento em cota única (à vista) do IPVA 2019. Quem optar por parcelar o IPVA em três cotas, deve entrar no Portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e imprimir as guias de recolhimento.

O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

NOTA PARANÁ

127.664 proprietários de veículos utilizaram os créditos do Nota Paraná para quitar ou reduzir o valor do IPVA 2019. Isso ocasionou uma economia de mais de R$ 15,5 milhões aos bolsos dos contribuintes, valor 17,3% maior do que o registrado no ano anterior.

Os contribuintes que, mesmo transferindo os créditos do Nota Paraná, não conseguiram quitar o IPVA 2019 integralmente, receberão a Guia de Recolhimento com a diferença, que também poderá ser quitada à vista, aproveitando o desconto de 3% ou dividido em três cotas.

 

(Agência Estadual de Notícias)

Luiz Carlos Maciel

Matéria recentes

Morre papa Francisco, aos 88 anos

O papa Francisco morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pelo…

10 segundos atrás

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

11 horas atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

11 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

12 horas atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

12 horas atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

15 horas atrás

This website uses cookies.