Foto: Divulgação/IPEM
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR ) vem intensificando a fiscalização de produtos que têm plugue incorporado, como os carregadores de celular. Em 2018 foram fiscalizados 49.354 itens em 860 estabelecimentos visitados, sendo que 4.393 apresentaram irregularidades. Em 2019, até o mês de setembro, foram fiscalizados 27.565 itens, com a apreensão de 3.128 conectores.
Os carregadores de celular comercializados no país devem seguir algumas regras que, uma vez observadas, podem colaborar com a segurança do cidadão e do seu patrimônio, evitando riscos de sobreaquecimento do aparelho celular, lentidão no carregamento e até possibilidade de incêndios ou queimaduras.
Um teste muito simples pode evitar riscos como os citados acima é testar a qualidade do produto. Utilizando um ímã, o consumidor pode observar se o plugue contém material ferroso em excesso, que é o responsável por esses problemas, colocando em perigo a segurança e o patrimônio do cidadão. O ímã não pode aderir aos pinos do carregador de celular, sendo o indicativo de irregularidade.
Os plugues apreendidos pelos agentes do Ipem-PR, segundo relatou o gerente de Fiscalização do órgão, Roberto Tamari, em geral seguem o padrão de formato sextavado determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
“No entanto, o material foi apreendido porque trazia material ferroso nas partes e peças destinadas à condução de energia elétrica, o que é proibido segundo norma do Inmetro, porque esse material não conduz a energia de forma eficiente, o que provoca o superaquecimento, com risco de incêndio”, explica o gerente.
Segundo o presidente do Ipem, Rubico Camargo, apesar de esse produto estar isento da certificação do Inmetro, a fiscalização ocorre porque a ausência de material ferroso é um dos requisitos essenciais de segurança para produtos elétricos de baixa tensão.
“E isso consta em norma do Inmetro, e como o Ipem-PR realiza todos os serviços de competência do Instituto Nacional no Estado, fazemos esse trabalho em todo o território estadual, com a colaboração das nossas Regionais em Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, além da sede em Curitiba”, garante o presidente Rubico.
DICAS PARA O TESTE DA VERDADE – Para identificar se o carregador do celular segue padrões de segurança, o cidadão deve seguir algumas dicas:
1 – procurar o Selo da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, que identifica que aquele produto foi homologado por essa Agência;
2 – a embalagem do produto deve trazer informações em português, uma obrigatoriedade para todos os produtos importados também;
3 – faça o teste com um ímã (pode ser aquele usado na geladeira!), coloque nas pontas do carregador, se o ímã grudar significa que contém muito material ferroso. No país é proibido comercializar produtos elétricos que tenham material ferroso nas partes onde existe corrente elétrica. Se o imã não grudar é porque o material utilizado está correto;
4 – as fontes sem marca aparente e vendidos de forma ilegal devem ser sempre evitados;
5 – adquira em estabelecimentos comerciais e exija a nota fiscal do produto;
6 – ao comprar um carregador certifique-se de que é compatível com o modelo e marca do aparelho utilizado;
7 – evite o mau uso do carregador, o que pode reduzir as chances de acidentes. Na prática, proteja o cabo e troque se estiver quebrado; evite quedas acidentais e contato com líquidos, não deixar o carregador conectado à tomada quando não estiver sendo utilizado (crianças de até 2 anos podem colocar o conector na boca); e não manter o celular conectado ao carregador e à rede elétrica com a bateria carregada, porque em casos de falha no sistema que controla a carga da bateria, pode haver um sobreaquecimento do carregador e da bateria, aumentando o risco de acidente.
OUVIDORIA
O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.
Fonte AEN
Um automóvel CG/Cruze capotou na madrugada deste sábado (10), na rodovia PR-182, nas proximidades de…
Na noite de sexta-feira (9) algumas regiões da cidade de Francisco Beltrão ficaram sem o…
A equipe do Pelotão de Trânsito do 21º BPM estava em patrulhamento na noite de…
Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional…
Um princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada deste sábado (10), em um…
Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…
This website uses cookies.