Economia

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 8. Até o fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão as parcelas do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que está sendo paga entre o fim de meio e o início de junho. O restante correspondeu à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Fonte: Agência Brasil

PP News

Matéria recentes

Criança de 3 anos morre após ser esquecida dentro de carro pela madrasta

Uma tragédia foi registrada no final da tarde de sexta-feira (25) em Videira, no Oeste…

4 horas atrás

Familiares informam o falecimento de José Siqueira

O Grupo Inocêncio e a família Siqueira comunicam com pesar o falecimento do senhor, José…

4 horas atrás

Marreco perde em casa para o Atlântico pela Liga Nacional

O Marreco Futsal recebeu o Atlântico de Erechim-RS neste sábado (26), pela segunda rodada da…

5 horas atrás

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

AEN - A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que…

5 horas atrás

Homem em surto é socorrido em apartamento no 3º andar de prédio

Na tarde deste sábado (26) a equipe do SAMU foi acionada na Rua Apucarana, bairro…

11 horas atrás

Condutor de motocicleta fica gravemente ferido após colisão com carro

Um homem de 28 anos sofreu ferimentos graves após um acidente de trânsito no início…

11 horas atrás

This website uses cookies.