Economia

Impacto econômico nas empresas de eventos atinge a casa dos milhões de reais em Francisco Beltrão

Da assessoria/Acefb – Um relatório sobre o impacto da pandemia no setor de eventos em Francisco Beltrão foi construído por empresários do setor. Os dados correspondem a um levantamento para o período de 16 de março e 31 de julho de 2020. Somados os eventos adiados e cancelados, a crise impediu a realização de 470 eventos no município, totalizando mais de R$ 9 milhões de prejuízo.

Em parceria com Associação Empresarial (Acefb), da Câmara Técnica de Eventos e Turismo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef), os empresários também solicitaram ao governo municipal e estadual – através da Amsop, um auxílio em função da pandemia do Covid-19.

Os profissionais entendem que todas as medidas de precaução tomadas para que a transmissão seja contida e a saúde da população priorizada, são extremamente necessárias. Entendem também que garantir o bom funcionamento da economia é função do governo e que, ao cancelar os eventos, automaticamente deprime a geração de empregos e renda no momento e também nos próximos meses.

Confira o panorama repassado às autoridades públicas:

  • Somos o setor mais atingido pela Pandemia. Estimamos um prejuízo de mais 9 milhões de reais desde o início da quarentena e que aumenta exponencialmente a cada evento cancelado. Até o momento, estima-se que houve o adiamento e cancelamento de 470 eventos em Francisco Beltrão e região, organizados por empresas de Francisco Beltrão. (relatório em anexo-imagens)
  • Somos um grupo com mais de 50 empresas de todos os segmentos: MEI, micro, pequena e prestadores de serviço. Nos 470 eventos adiados e cancelados, aproximadamente mais de 16 mil profissionais estariam envolvidos direta ou indiretamente.
  • Profissionais de diversas áreas, desde garçons, buffets, distribuidores de bebidas, decoradores, fotógrafos, cinegrafistas, doceiras, cerimonialistas, Dj’s, empresas de som e luz, buffets infantis, entre tantos outros, estão sem receita e nenhuma perspectiva. Além disso, a parada do setor de eventos atinge indiretamente a hotelaria, salões de beleza, comércio de roupas e presentes, e restaurantes.
  • Ressaltamos a importância de manter na agenda de cada município a realização das feiras. O cancelamento de eventos dessa magnitude causa um grande impacto econômico no município.

Sendo assim, o grupo solicitou o apoio da Amsop para um retorno gradativo dos eventos e se colocou à disposição para criar uma cartilha virtual de medidas de prevenção e recomendações aos realizadores e participantes dos eventos.

“Sugerimos um retorno gradativo dos eventos com todas as medidas necessárias porque precisamos retornar ao trabalho. São muitas empresas e prestadores de serviço que dependem exclusivamente disso e estão sem nenhuma receita há 90 dias. O nosso produto não é vendido do dia pra noite. Envolve encantamento, expectativa e segurança no planejamento. Nossos clientes estão sem nenhuma expectativa. O retorno gradativo com cautela e responsabilidade será o começo de um caminho longo, mas já irá nos ajudar a retomar a esperança. O sonho tem que continuar”, diz Aline Prolo, empresária e cerimonialista.

Reunião com prefeitos na sexta

O empresário Delcio Martini, vice-presidente para Assuntos de Programas, Projetos e Eventos da Acefb, destaca que a Câmara Técnica de Eventos e Turismo vem buscando soluções para sobreviver a este momento, com os olhos na retomada dos eventos. “Estamos aprimorando uma volta gradativa [dos eventos] com segurança e muita técnica de distanciamento. A nossa preocupação também é o relacionamento com o mercado de eventos que é o qual mais está sofrendo no momento, tentando encontrar medidas para evitar a falência”.

Para minimizar os impactos nesse setor, membros da Câmara Técnica reuniram-se nesta semana com lideranças da Acefb e Amsop, fazendo uma atuação conjunta das entidades de apoio do setor de negócios e eventos. “Estamos trabalhando juntos, elaborando projetos e políticas assertivas para o desenvolvimento do setor e recuperação da economia”, comenta Delcio. Conforme o vice-presidente, na sexta-feira, 19, acontece nova reunião virtual entre as lideranças da Câmara Técnica de Eventos e Turismo com todos os prefeitos da região Sudoeste para expor a situação atual e tentar encontrar alternativas para o seguimento.

Imagens Acefb

PP News

Matéria recentes

Inusitado: Homem fica com a cabeça presa em árvore

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram imobilizados para uma ocorrência inusitada na…

11 horas atrás

PRF registra aumento de acidentes com motocicletas nos primeiros meses de 2025

Do início do ano até 28 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento…

11 horas atrás

“Cidade que acolhe, Cuidado que aquece”, Campanha do Agasalho 2025 é lançada com novidades

Da assessoria - A Campanha do Agasalho 2025 foi lançada na manhã desta terça-feira (29)…

11 horas atrás

Meninos Bom de Bola recebem Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão concedeu a Moção de Aplausos para a Associação…

12 horas atrás

Dois homens são presos por violência doméstica

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, na tarde desta terça-feira (28), dois mandados de…

13 horas atrás

Dupla Althair e Alexandre se apresentam nesta quarta no calçadão

Na noite desta quarta-feira (30) tem programação para celebrar o Dia do Trabalhador em Francisco…

13 horas atrás

This website uses cookies.