Foto Assessoria
Com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e principalmente quedas de idosos, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade e evitar hospitalizações decorrentes de fraturas, a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, em parceria com a secretaria de Assistência Social, realizou uma semana de prevenção de quedas e orientações sobre a importância de atividades físicas.
As orientações foram repassadas pela enfermeira Cristina Da Cas e pela educadora física da Academia da Saúde, Cristiane Corrêa da Silva. O trabalho contou com o apoio do Centro de Convivência dos Idosos, que coordena os 50 grupos de idosos da cidade e do interior do município, onde participam mais de quatro mil idosos.
Desde 2017 é Lei no Paraná realizar em junho uma semana de prevenção de acidentes domésticos. A lei 18.952 tem como autor o deputado estadual Wilmar Reichembach. “Tivemos uma grande participação e certamente as orientações repassadas poderão evitar muitos acidentes. Em muitos casos com cuidados considerados simples é possível evitar um acidente de grandes consequências”, comenta a enfermeira Cristina.
Ela lembra que em todo o mundo o número de pessoas com mais de 60 anos cresce com rapidez maior do que qualquer outro grupo etário. Entre 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas a cada ano, aumentado essa proporção para 32% a 42% para as pessoas com mais de 70 anos. A frequência das quedas aumenta com a idade e o nível de fragilidade.
Alerta que alguns comportamentos aumentam o risco de quedas na terceira idade. Dentre os riscos estão subir em escadas, ficar em pé sobre cadeiras, curvar-se para realizar atividades cotidianas, correr sem dar atenção ao ambiente ou não usar equipamentos de apoio para a mobilidade como bengalas ou andadores. Usar sapatos mal ajustados também causa risco.
Andar de meias, sem sapatos ou usar chinelos com solas escorregadias são atitudes que aumentam o risco de escorregar dentro de casa. Os sapatos apropriados são de particular importância. O idoso deve evitar saltos altos, solas finas e duras ou chinelos de tamanho inapropriado que não estejam corretamente ajustados aos pés.
Assessoria
A colisão foi registrada na madrugada deste domingo (11) por volta de 00h15 no semáforo…
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
This website uses cookies.