Geral
Foto Assessoria/Divulgação

Assessoria – Idosos com idade entre 60 e 64 anos poderão voltar a pagar para utilizar o transporte coletivo urbano de Francisco Beltrão. Uma lei municipal garante a gratuidade a partir dos 60 anos. Porém, uma das sugestões da comissão que elencou alternativas para viabilizar economicamente o sistema de transporte é que esse dispositivo da lei municipal seja revogado e que passe a ser cumprida no município a lei federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) que prevê a gratuidade apenas para idosos a partir dos 65 anos.

Essa é uma das 12 medidas aprovadas pela comissão que fez uma ampla análise sobre a situação atual do transporte e possíveis soluções para os problemas. O trabalho foi realizado por representantes do Conselho da Cidade, Conselho Popular, empresa Guancino, secretários e vereadores. As medidas propostas ainda passarão por debates, especialmente na Câmara de vereadores, já que dependem de alterações em leis municipais.

Outras medidas propostas são a criação de um mini terminal na Cidade Norte, ampliação dos abrigos de ônibus para os passageiros, ampliação dos binários, retirada da obrigatoriedade da presença de cobradores nos coletivos, adequação da alíquota de ISSQN, aquisição da passagem por aplicativo, cartão de crédito ou de débito, dentre outras adequações.