Foto Polícia Militar
Na tarde de quinta-feira (06), a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que estavam aplicando um golpe no centro de Dois Vizinhos e que a vítima era uma senhora de 70 anos. A equipe policial deslocou até o local e abordou o homem que estava no portão da casa da vítima, se passando como funcionário de banco, com a desculpa de recolher o cartão que supostamente tinha sido clonado.
O suspeito se identificou com uma CNH expedida pelo Detran de São Paulo, porém foi constatado que o documento era falso. Após revista pessoal, foi localizado, atrás da capinha do aparelho celular, um documento de identidade de São Paulo que o suspeito disse ser verdadeiro. Foi localizada também uma máquina de cobrança de cartão bancário e um cartão.
No hotel em que o suspeito estava hospedado foi encontrada mais uma máquina de cobrança de cartão. O homem foi encaminhado preso pelo crime de estelionato para a Delegacia de Polícia Civil.
O golpe
A vítima recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário da agência bancária do cartão de crédito, querendo confirmar uma compra no valor de R$ 1.200, sendo que a vítima não realizou a transação. Nesse momento, o golpista falou que o cartão tinha sido clonado ela tinha cinco minutos para ligar no número 0800 que está atrás do cartão para cancelar a compra.
A partir desse momento, o filho da vítima ficou sabendo da situação e tomou frente. Ligou no número 0800, sendo que um atendente informou a mesma situação, passando uma senha e o nome de uma pessoa que passaria em dez minutos na residência para recolher o cartão clonado. O filho desconfiou porque sabe que os bancos não passam nas casas recolhendo cartões e por isso acionou a PM.
Orientação da PM
Segundo policiais que atenderam a ocorrência, o golpe é complexo porque o próprio 0800 das agências bancárias está sendo utilizado, já que os golpistas aparentemente clonam um número oficial. Em outros lugares do país aconteceram golpes parecidos e por isso a população precisa procurar a agência bancária antes de repassar dados como o endereço pessoal e entregar cartões para estranhos. Em caso de precisar inutilizar um cartão, não basta cortá-lo ao meio, deve-se sempre cortar o chip, pois em alguns casos os golpistas pedem para que a vítima quebre ao meio o cartão e entregue, mas mesmo quebrado, se o chip não estiver danificado, é possível utilizá-lo.
Assessoria 21º BPM
Saiba como conservar o coentro fresco por mais tempo com dicas simples que evitam o…
Jogando fora de casa contra o Cascavel pela sexta rodada do Paranaense de Futsal Série…
Neste sábado (12), jogando em casa pela sexta rodada da Série Ouro do Paranaense de…
No final da noite de sábado (12) a Polícia Militar foi acionada no bairro Cristo…
Uma mulher morreu após um acidente de trânsito na madrugada deste domingo (13), no km…
No início da madrugada deste domingo (13) por volta de 00h05 a Polícia Militar do…
This website uses cookies.