Geral

História da Copa do Brasil: seis clubes foram campeões invictos da competição

Em 36 edições da Copa do Brasil, apenas seis clubes foram campeões de forma invicta, são eles: Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Criciúma e Corinthians.

Para alcançar tal feito, é necessário uma campanha praticamente perfeita, com um time recheado de destaques. É o caso do Cruzeiro em 2003 com Alex e o Flamengo de 1990, tendo craques como Júnior, Renato Gaúcho e Djalminha. Confira outras equipes que fizeram história na competição:

O super Grêmio

O Tricolor gaúcho é pentacampeão da Copa do Brasil. Três conquistas foram invictas: 1989, 1994 e 1997.

Em 1989, o Grêmio iniciou sua campanha com um triunfo sobre o Vitória-ES e manteve a invencibilidade até o título. Foram oito vitórias e dois empates em 10 jogos. Na grande final, o Imortal derrotou o Sport Recife.

Titulares do Grêmio na decisão: Mazarópi, Alfinete, Luiz Eduardo, Edinho e Hélcio; Jandir, Lino e Cuca; Assis, Nando e Paulo Egídio.

Em 1994, a Copa do Brasil foi do Grêmio novamente. Seis vitórias e quatro empates garantiram o título do Imortal, que passou por Vasco, Corinthians, Vitória, e foi campeão em cima do Ceará.

11 iniciais do Grêmio contra o Ceará: Danrlei, Ayupe, Paulão, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Emerson e Carlos Miguel; Fabinho e Nildo.

Três anos depois, o Grêmio se tornou o primeiro tricampeão da Copa do Brasil. Em 1997, o esquadrão tricolor levantou mais uma taça, levando a melhor em jogos emocionantes.

Em 10 jogos, foram cinco vitórias e cinco empates. Os números mostram que a campanha não foi fácil. Em pleno Maracanã, o Grêmio superou o Flamengo e conquistou a Copa do Brasil daquele ano. Foi um embate histórico.

Foto: José Doval/Agência RBS

Escalação do Grêmio na final diante do Flamengo: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Otalício, João Antônio e Emerson; Carlos Miguel, Paulo Nunes e Rodrigo Gral.

Paulo Nunes foi o grande destaque do Imortal na campanha de 1997. O “diabo loiro” marcou nove gols e terminou como o artilheiro da edição.

Criciúma de Felipão

Seis vitórias e quatro empates em 10 jogos, essa foi a façanha do Criciúma de Luiz Felipe Scolari, um time resiliente que derrotou os grandes Atlético-MG e Grêmio.

A Copa do Brasil de 1991 é o maior título da história do Criciúma, um feito único no futebol catarinense.

O Tigre tinha Alexandre no gol. Sarandi, Vilmar, Altair e Itá faziam parte da defesa. No meio, Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo eram os titulares. O ataque era composto por Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi. Esse é o time que surpreendeu o Brasil.

O Criciúma faturou a Copa do Brasil pelo gol marcado fora de casa, critério que foi extinto pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2018.

Corinthians de 1995: Timão

No ano de 1995, chegou a vez do Corinthians ser campeão de forma invicta. Foi uma campanha avassaladora do Timão, com direito a goleada por 5 a 0 em cima do Vasco. 

Foram oito vitórias e dois empates em 10 jogos disputados na Copa do Brasil. A equipe alvinegra marcou 21 gols na competição e sofreu apenas três.

Aquele time jogou muito e puniu os adversários. Ronaldo Giovanelli era o goleiro, a defesa tinha Vitor, Célio Silva, Henrique e Silvinho. No meio-campo, Marcelinho Paulista, Bernardo e Marcelinho Carioca. Souza, Viola e Fabinho formavam o ataque corinthiano.

PP News

Matéria recentes

Condutor fica ferido após sofrer queda de motocicleta

Um motociclista ficou ferido após um acidente de trânsito por volta do meio dia desta…

19 minutos atrás

Cadela Frida auxiliará bombeiros de Francisco Beltrão nas buscas de vítimas

O 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão vai ganhar o reforço da cadela Frida,…

2 horas atrás

Mãe e filho adolescente são presos por tráfico de drogas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 19ª Subdivisão Policial (SDP) de Francisco…

2 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Giovane Fernando Hammes

O Grupo Inocêncio e a família Hammes comunicam com pesar o falecimento de Giovane Fernando…

3 horas atrás

Concessionária informa que segue com obras no Sudoeste; confira os trechos

A concessionária de rodovias EPR Iguaçu, responsável pelo lote 6 nas estradas do Paraná segue…

3 horas atrás

Após reatar relacionamento mulher é agredida novamente pelo companheiro

Uma mulher procurou a Polícia Militar de Coronel Vivida na noite de quinta-feira (8) por…

3 horas atrás

This website uses cookies.