Governo publica edital para restauração da PR-280

O Governo do Estado publicou o edital de licitação para contratação integrada das empresas que irão elaborar os projetos de engenharia e executar as obras de restauração em concreto whitetopping na PR-280, entre o entroncamento da BR-153 até o acesso a Palmas. O trecho, com extensão de 59,55 quilômetros é um dos mais deteriorados e perigosos da rodovia. 

Esta é a primeira etapa da restauração da PR-280. A abertura das propostas está marcada para 26 de novembro. Na sequência serão realizadas as licitações para ampliações de capacidade de tráfego, com terceiras faixas, e melhoria da sinalização viária.

“A revitalização da PR-280 é um compromisso do nosso governo. A rodovia é estratégica para a economia paranaense e estamos trabalhando para torná-la mais moderna e segura”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.  

No total, as obras para recuperação da rodovia são estimadas em R$ 171 milhões, recursos que virão do contrato de financiamento de R$ 1,6 bilhão, assinado em setembro pelo Governo do Paraná com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. 

INÍCIO DAS OBRAS – De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o objetivo é iniciar as obras o mais rápido possível. “Recuperar a PR-280 é um compromisso deste governo. Acredito que, no máximo, em janeiro a gente consiga colocar o maquinário na rodovia para resgatar essa que é a principal artéria de escoamento da safra do Sudoeste”, afirma.  

“Estamos começando por um trecho muito crítico, que vai receber pavimentação em concreto, porque queremos resolver de forma definitiva os problemas e entregar uma nova rodovia para o Sudoeste”, acrescenta Silva. 

CONCRETO – O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explica que é a primeira vez que o Estado utiliza a técnica de whitetopping. “Vamos reconstruir o trecho entre Palmas e Horizonte com concreto. É um investimento que talvez ultrapasse R$ 100 milhões e é o primeiro do programa Avança Paraná, anunciado em setembro pelo governador”, diz. 

A técnica de whitetopping consiste no uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, aumentando a qualidade da obra e a durabilidade do pavimento. Enquanto o recapeamento com asfalto comum dura em média cinco anos, com o whitetopping a durabilidade pode chegar a 30 anos.  

REVITALIZAÇÃO – A revitalização da PR-280 prioriza os segmentos críticos, que foram definidos pelo governo em conjunto com a base de deputados da região. Todos os projetos executivos já foram elaborados pelo Banco de Projetos, lançado no ano passado para acelerar a contratação dos estudos necessários para as obras.  

“Estamos trabalhando nisso há muito tempo. O Governo fez tudo o que era preciso, planejou, organizou, porque não adianta fazer discurso de que vai recuperar sem nem ter o projeto executivo, que é obrigatório para a realização da obra”, afirma Guto Silva. 

Para o chefe da Casa Civil, a opção pelo concreto, embora mais cara, traz a vantagem de uma pavimentação duradoura. “O Governo não quer mais fazer remendos, que levam o dinheiro embora e não resolvem o problema. A determinação do governador Ratinho Junior é dar uma solução definitiva para a PR-280”, afirma.

Fonte AEN

14 de outubro de 2020

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Governo do Estado publicou o edital de licitação para contratação integrada das empresas que irão elaborar os projetos de engenharia e executar as obras de restauração em concreto whitetopping na PR-280, entre o entroncamento da BR-153 até o acesso a Palmas. O trecho, com extensão de 59,55 quilômetros é um dos mais deteriorados e perigosos da rodovia. 

Esta é a primeira etapa da restauração da PR-280. A abertura das propostas está marcada para 26 de novembro. Na sequência serão realizadas as licitações para ampliações de capacidade de tráfego, com terceiras faixas, e melhoria da sinalização viária.

“A revitalização da PR-280 é um compromisso do nosso governo. A rodovia é estratégica para a economia paranaense e estamos trabalhando para torná-la mais moderna e segura”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.  

No total, as obras para recuperação da rodovia são estimadas em R$ 171 milhões, recursos que virão do contrato de financiamento de R$ 1,6 bilhão, assinado em setembro pelo Governo do Paraná com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. 

INÍCIO DAS OBRAS – De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o objetivo é iniciar as obras o mais rápido possível. “Recuperar a PR-280 é um compromisso deste governo. Acredito que, no máximo, em janeiro a gente consiga colocar o maquinário na rodovia para resgatar essa que é a principal artéria de escoamento da safra do Sudoeste”, afirma.  

“Estamos começando por um trecho muito crítico, que vai receber pavimentação em concreto, porque queremos resolver de forma definitiva os problemas e entregar uma nova rodovia para o Sudoeste”, acrescenta Silva. 

CONCRETO – O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explica que é a primeira vez que o Estado utiliza a técnica de whitetopping. “Vamos reconstruir o trecho entre Palmas e Horizonte com concreto. É um investimento que talvez ultrapasse R$ 100 milhões e é o primeiro do programa Avança Paraná, anunciado em setembro pelo governador”, diz. 

A técnica de whitetopping consiste no uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, aumentando a qualidade da obra e a durabilidade do pavimento. Enquanto o recapeamento com asfalto comum dura em média cinco anos, com o whitetopping a durabilidade pode chegar a 30 anos.  

REVITALIZAÇÃO – A revitalização da PR-280 prioriza os segmentos críticos, que foram definidos pelo governo em conjunto com a base de deputados da região. Todos os projetos executivos já foram elaborados pelo Banco de Projetos, lançado no ano passado para acelerar a contratação dos estudos necessários para as obras.  

“Estamos trabalhando nisso há muito tempo. O Governo fez tudo o que era preciso, planejou, organizou, porque não adianta fazer discurso de que vai recuperar sem nem ter o projeto executivo, que é obrigatório para a realização da obra”, afirma Guto Silva. 

Para o chefe da Casa Civil, a opção pelo concreto, embora mais cara, traz a vantagem de uma pavimentação duradoura. “O Governo não quer mais fazer remendos, que levam o dinheiro embora e não resolvem o problema. A determinação do governador Ratinho Junior é dar uma solução definitiva para a PR-280”, afirma.

Fonte AEN

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