Segurança

Golpe da mão fantasma; veja como agem os criminosos e como se proteger

Várias instituições bancárias estão alertando correntistas quanto a um golpe que já fez milhares de vítimas em todo país. O golpe da mão fantasma é a nova modalidade dos criminosos para arrancar dinheiro das contas.

Para despertar confiança na vítima, os golpistas usam recursos como gravações das centrais, simulam transferência da ligação para outro atendente e inclusive podem mascarar o número das centrais bancárias.

Após se apresentar como funcionário de banco, o criminoso geralmente usa argumentos como: movimentação estranha ou tentativa de invasão na conta, compra suspeita, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo. ou ele pede que a vítima vá até uma agência bancária para corrigir o problema no caixa eletrônico, autorizando assim que o criminoso acesse remotamente o aplicativo do banco, ou que a pessoa baixe um app, que também vai permitir a invasão a conta.

O golpe da mão fantasma, conhecido também por fraude através de acesso remoto é uma nova categoria de golpe de alto risco que ataca exclusivamente telefones celulares, descrito por especialistas como “uma mão invisível, que usa o celular bem na sua frente”. No caso apresentado no início da reportagem, a mulher desconfiou e o golpista não teve sucesso. Mas nem sempre é assim.

Estima-se que mais de 40 mil vítimas já foram alvos do golpe da mão fantasma no Brasil. Em Toledo, o caso mais recente foi de um funcionário público que acabou autorizando no caixa eletrônico, o uso do aplicativo do banco para um golpista, que gerou prejuízo de quase R$ 40 mil à vítima.

O primeiro passo das vítimas ao constatarem a fraude é procurar a delegacia para registrar o boletim de ocorrência, para recorrer ao banco na tentativa de cancelar a operação. uma situação que em minutos, após uma ligação, pode gerar prejuízo financeiro e transtorno por muito tempo.

Informações da Catve

PP News

Matéria recentes

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

2 horas atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

2 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

2 horas atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

3 horas atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

6 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

6 horas atrás

This website uses cookies.