Esportes
Matthäus comanda o Atlético na goleada por 6 a 0 (Foto Adolfo Pegoraro)

Neste sábado (18) o União recebe o Athletico pela primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2020, no estádio Anilado a partir das 17 horas. Diante do atual campeão estadual e da Copa do Brasil, a equipe beltronense espera uma boa estreia para iniciar com o pé direito e quem sabe apagar a última lembrança que o torcedor tem do rival. 

Em 2006 o extinto Francisco Beltrão FC tentava repetir a melhor campanha da história atingida em 2005,  quando caiu nas quartas de final do paranaense diante do Coritiba. Porém, a situação foi bem diferente pois o tricolor acabou rebaixado e nunca mais veria a primeira divisão novamente até que após algumas tentativas frustradas de voltar à segunda divisão, acabou por fim encerrando as atividades. Aquele time que contava com Neto e Wilson na dupla de zaga e tinha nomes como Robert, Perivaldo e Anderson, recebeu o Atlético no returno do Grupo A no dia 19 de fevereiro diante de mais de 4 mil pessoas que lotaram o barranco e as cobertas, mas que viram um passeio do adversário. Depois de um surpreendente empate em 2 a 2 na Arena da Baixada no primeiro turno, o Atlético não teve piedade e aplicou uma goleada de 6 a 0 em pleno Anilado, a maior goleada da competição naquele ano. Sob o comando de Lothar Matthäus, campeão do mundo com a Alemanha em 1990, o Atlético tinha naquele elenco nomes como Dagoberto, Paulo André, Willian (Palmeiras), Michel Bastos, Rhodolfo (ex-Flamengo), Paulo Rink, Adriano Gabiru, Pedro Oldoni, Dênis Marques, Finazzi e Evandro (Santos). Matthäus deixaria o comando técnico cerca de 15 dias depois do jogo, devido a um desentendimento com o presidente Mário Celso Pettraglia, ficando menos de um mês no cargo. 

Com a chance de colocar um capítulo mais decoroso na história, quase 13 anos depois daquela partida, Francisco Beltrão agora tem o União como representante na primeira divisão. Após duas participações abaixo do esperado, quando foi 10º colocado em 1980 e depois 11º em 2018 quando acabou rebaixado, o azulão terá 11 jogos a partir deste sábado (18) para tentar uma vaga entre os oito melhores que avançam às quartas de final, ou terminar em 9º e 10º, o que garantiria a permanência na primeira divisão de 2021. 

A Rádio Educadora transmite o jogo a partir das 16h30. É possível ouvir o jogo pelo aplicativo ou também pelo site: www.radioeducadorafb.com.br. Os ingressos estão sendo vendidos no Mano Manfrói e na Cia do Chopp a R$ 20,00 (barranco) e R$ 40,00 (coberta).