Francisco Beltrão

Gestantes e Agentes Comunitárias de Saúde participam de instrução sobre afogamento

Foto: Divulgação/Assessoria

Na sexta-feira (13), foi realizada uma palestra instrutiva com gestantes e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do bairro Alvorada. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde, o ministrante foi o instrutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), Fábio Borges e aconteceu numa sala ao lado da igreja do bairro.

Fábio ensinou para as gestantes, mães e ACSs quais procedimentos devem ser tomados em caso de afogamento de bebês por leite e alimentos sólidos. O instrutor diz que estes procedimentos são necessários para salvar a vida do bebê afogado. “São segundos extremamente decisivos que vão salvar a vida deste bebê, mesmo sem ter certeza ou com medo é preciso fazer o procedimento. É muito importante também que elas liguem para o Samu para que possamos realizar o atendimento clínico e a remoção até o hospital”, explica Fábio.

A aula prática foi realizada com uma boneca e as gestantes puderam participar e dois futuros pais estiveram participando também. “Quando acontece esta situação as mamães ficam apavoradas e muitas vezes precisam da ajuda dos pais, mesmo com medo é preciso fazer o procedimento”, enfatiza o instrutor.

No final Fábio mostrou de forma segura a maneira correta de segurar o bebê para realizar o procedimento, ele contou com a participação do pequeno João de apenas 24 dias.

(Assessoria de imprensa)

Compartilhe: