Foto Polícia Civil
O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), Núcleo de Francisco Beltrão deflagrou, na manhã desta terça-feira (10) a 2ª fase da “Operação Hígia”, que apura a prática de crimes contra a Administração Pública do Município de Pato Branco, como concussão, corrupção ativa e passiva, peculato, da Lei de Licitações, organização criminosa e lavagem de dinheiro, e tem como investigados funcionários públicos e empresários daquele município. Foram cumpridos, nesta manhã, 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal da Comarca de Pato Branco, em residências e empresas, sendo apreendidos aparelhos de telefonia móvel, documentos e valores em espécie. Duas pessoas foram presas em flagrante por crime de posse ilegal de armas de fogo e munições.
Recentemente, o GAECO, Núcleo de Francisco Beltrão, concluiu mais um inquérito policial decorrente da 1ª fase da operação. Foi apresentada denúncia contra 04 (quatro) pessoas, 03 (três) delas que exerceram, à época dos fatos, cargos de Secretários Municipais de Pato Branco, e 01 (um) servidor público, todos por envolvimento em crimes de peculato (que é o desvio de verbas/bens públicos). Apurou-se que, entre os anos de 2014 e 2017, os denunciados, em conluio com empresários que possuíam contratos de fornecimento de materiais elétricos com o município, montaram um esquema criminoso, caracterizado por emissões de notas fiscais de fornecimento de materiais com conteúdo ideologicamente falso (produtos não entregues), a fim de lastrear administrativamente o pagamento de valores pelo município, para posterior repasse a agente público. Somente neste caso, os desvios dos cofres públicos ultrapassaram R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). A maior parte foi entregue, em espécie, para o então Secretário de Administração e Finanças do Município de Pato Branco, dentro de seu gabinete, na Prefeitura Municipal.
As investigações realizadas até o momento indicam semelhante modus operandi com relação a outras empresas, que passaram também a ser investigadas, sendo objeto das buscas realizadas nesta data.
Fonte Ministério Público PR
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
This website uses cookies.