Tempo
Foto PP News

A Região Sul termina a semana com muitas instabilidades e, além disso, uma nova frente fria se forma nesta sexta-feira (15). 

A Climatempo alerta para o risco de temporal, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, entre esta sexta e o sábado (16).

O Rio Grande do Sul fica em alerta para temporal e as rajadas de vem variam de 60 a 80km/h na maior parte do estado, além do sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Essas regiões devem ter chuva moderada a forte e com raios. Nas Serras Gaúcha e Catarinense, a chuva também pode ser forte e as rajadas de vento serão bastante intensas, podendo alcançar de 80 a 100km/h. 

Depois da chuva, o frio retorna

A frente fria avança rapidamente e já se afasta para o oceano, dando lugar a uma área de alta pressão atmosférica, que traz com ela uma massa de ar frio de origem polar, e que também é seca.

Várias cidades devem registrar temperaturas mínimas à noite, ou seja, o frio aumenta cada vez mais no decorrer do dia. A madrugada de segunda-feira será muito fria no Sul e há chance para geada em muitas áreas do estado Rio Grande do Sul, desde a Fronteira Oeste e Campanha, até áreas centrais, missões e Alto da Serra do Botucaraí, Vale do Taquari e Alto Jacuí. Também há chance de gear na região da Serra e Planalto.

Em Santa Catarina e no Paraná, além do frio, as instabilidades aumentam no decorrer da segunda-feira e a semana começa com risco de temporal.