Bruno Packard e Nadieli Elvas com Vilmar Mazzetto, diretor de Cultura - Foto Assessoria
Pela primeira vez a cultura de Francisco Beltrão terá delegados em uma Conferência Nacional de Cultura. Além de representar o município, também representarão o Estado do Paraná. Bruno Packard Blasius, coordenador do Patrimônio Histórico, representará o setorial de Patrimônio Histórico e Cultural, e Nadieli Agostini Elvas, coordenadora das Oficinas Artísticas Culturais e musicista, representará o eixo setorial de Música. Os dois atuam no Departamento de Cultura da Prefeitura de Francisco Beltrão.
A 4º Conferência Nacional de Cultura será realizada em Brasília, de 4 a 8 de março, com a coordenação do Ministério da Cultura. As despesas de viagem e estadia dos delegados serão custeadas pela Secretaria de Estado da Cultura. O Diretor de Cultura Vilmar Mazzetto enfatiza que é de suma importância a região estar representada no evento, principalmente para contribuir com as políticas culturais do país.
A Conferência Nacional deverá reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para debater políticas públicas culturais e definir orientações para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura, que norteará a pasta na próxima década.
São três categorias de participação. Os delegados tem direito a voz e voto. Os convidados tem direito a voz e os observadores poderão acompanhar os debates.Ao todo serão 1.354 delegados escolhidos nas conferências promovidas nos 26 estados e no Distrito Federal.
Nestes encontros os agentes culturais debateram as principais pautas temáticas acerca das necessidades específicas de cada local e seus interlocutores. As propostas que serão apresentadas e discutidas durante o evento nasceram da construção coletiva discutidas nestas etapas municipais e regionais.
Serão debatidos seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
Assessoria PMFB
Esta será a primeira empresa a produzir peptídeo de colágeno de peixe nas Américas; empreendimento…
O Pasc, juntamente com a família Foschera comunicam com pesar o falecimento da senhora, Terezinha…
Um caminhão Volto, carregado com pacotes de fertilizantes, tombou na manhã desta quarta-feira (16), no…
Na terça-feira (15) a Polícia Militar do 21º BPM de Francisco Beltrão foi acionada para…
Uma equipe da 6ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), retornava de uma operação…
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (16) na cidade…
This website uses cookies.