Local
Foto PMFB

O município de Francisco Beltrão figura entre os principais do Brasil que melhor cumpriram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento mede o Desenvolvimento Sustentável das Cidades, ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis.

As cidades estão classificadas por uma pontuação que avalia o progresso total para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Brasil foi o primeiro país do mundo a mapear o nível de engajamento das suas cidades. A avaliação engloba educação, saúde, preservação do meio ambiente, combate à violência e outros indicadores.

Nos últimos anos o Paraná passou a utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como guia para melhorar as áreas da saúde, educação e segurança, além de diminuir a desigualdade social entre diferentes partes do território. A Estratégia tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. O primeiro relatório mostra que o Paraná é exemplo mundial no desenvolvimento sustentável.

Na parte ambiental, a pesquisa aponta que os pontos fortes do Paraná são a qualidade do ar, a preservação da água e a proteção costeira. Outros destaques em comparação a outros estados estão na educação, no mercado de trabalho e em indicadores econômicos, com uma performance que supera em mais de 70% a média brasileira.

Os indicadores compõem a Agenda 2030, proposta pela ONU para guiar boas práticas dos países para os próximos 15 anos. Ela integra 17 objetivos, entre eles a erradicação da pobreza, energia renovável, educação de qualidade e crescimento econômico. A proposta é que sociedade, empresas e governo atuem juntos para cumprir os objetivos.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades avaliou os avanços e desafios de todas as 5.570 cidades do País. Da região Sudoeste, além de Francisco Beltrão, também se destacam Dois Vizinhos, Pato Branco, Capanema, Realeza e Renascença.

Fonte Bem Paraná