Saúde

Francisco Beltrão registra caso suspeito de dengue tipo 3

Um caso suspeito de sorotipo 3 da dengue foi detectado em Francisco Beltrão. Este pode ser o primeiro caso na região deste vírus. A secretária municipal de Saúde, Cintia Ramos, confirmou ao JdeB o caso suspeito. Até agora, na região Sudoeste do Paraná, a prevalência é dos sorotipos 1 e 2 de dengue.

Nos estados do Amapá, Minas Gerais, Paraná e São Paulo houve um aumento no número de casos do sorotipo 3, de dezembro de 2024 para cá.

Publicidade

O cenário preocupa autoridades sanitárias brasileiras, já que o vírus não circula de forma predominante no país desde 2008 e, consequentemente, grande parte da população está suscetível.

Estamos vendo uma mudança significativa para o sorotipo 3”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, durante coletiva de imprensa. “Quero chamar a atenção porque o sorotipo 3 não circula no Brasil desde 2008. Temos 17 anos sem esse sorotipo circulando em maior quantidade. Então, temos muitas pessoas suscetíveis, que não entraram em contato com esse sorotipo e podem ter a doença. Essa é uma variável que nós estamos colocando no nosso COE [Centro de Operações de Emergência] para um monitoramento da circulação desses vírus.”

Morador pode ter se contaminado fora

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella, reforça que a população e as autoridades precisam ficar atentas porque já foram detectados 370 casos de dengue. Essa atenção que Nadia se refere é em relação à possível presença de mosquitos contaminados com o sorotipo 3 da dengue.

As unidades sentinelas de dengue na região funcionam em uma unidade de saúde de Capanema e na UPA de Francisco Beltrão. Esse caso suspeito do tipo 3 foi detectado na UPA de Beltrão, mas o paciente se contaminou fora do município.

Nadia explica que até agora, as pessoas que foram contaminadas e desenvolveram a dengue na região, pegaram os sorotipos 1 e 2. Por isso, ninguém tem imunidade para o tipo 3. A chefe da 8ª Regional reforça que é preciso trabalhar o combate aos criadouros do mosquito e “não baixar a guarda”, ou seja, não se pode ficar acomodado porque o número de casos pode aumentar.

As condições climáticas estão propícias para a proliferação do mosquito Aedes, com chuvas, sol e altas temperaturas.

Com 5 novos casos, Beltrão tem 26 infectados

esta quinta-feira, 16 de janeiro, a Vigilância Epidemiologica da Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão confirmou cinco novos casos de dengue sendo importados, de pessoas que estiveram em viagem a outros estados e municípios (Pará/São Paulo/ Santa Catarina).

Todos os pacientes passam bem, sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. O índice de infestação predial de Francisco Beltrão está no indicador de médio risco, de 3,5 % de infestação.  As autoridades reforçam que a população precisa dedicar pelo menos dez minutos na semana para fazer vistoria no seu imóvel para verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir o vírus da dengue.  Com estes cinco novos casos, sobe para 26 o total de pessoas contaminadas com vírus da dengue em Francisco Beltrão desde o mês de agosto.

 Fonte: AEN – JdeB -ABR

PP News

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

9 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

10 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

12 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

12 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

13 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

13 horas atrás

This website uses cookies.