Foto: Assessoria
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é neste sábado, 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para chamar a atenção sobre a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria de Assistência Social, realizou uma programação especial para marcar a passagem da data na tarde de quinta-feira (13) no espaço do Programa Nossa Gente da Melhor Idade. Foi realizada palestra com o tema Fragilidade Sarcopenia, com o médico Cláudio Veroneze, acompanhado de mais dois profissionais que também deram duas contribuições, Marcelo Koeche, que é educador físico, e da nutricionista Milena Baggio.
Em Beltrão, de forma permanente, a prefeitura disponibiliza serviços nesta área e um programa direcionado ao atendimento no sentido de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover a convivência, a autonomia e a sociabilidades, prevenindo a ocorrência de risco e violência.
Estas ações são realizadas através dos Centros de Convivência Intergeracionais, Sensibilizar, Adelíria Meurer e CEJU, além do Programa Nossa Gente na Melhor Idade. Também está vinculado à secretaria de Assistência Social o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, instância de defesa e garantia de direitos da pessoa Idosa, e o Comitê Gestor Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
Outro serviço importante é o Disque Idoso Municipal 165. Trata-se de linha telefônica gratuita à disposição da população beltronense, assim como dos órgãos de atendimento, que recebe, verifica, analisa e encaminha denúncias, além de prestar informações e orientações relativas aos idosos e seus direitos.
Nos casos em que confirmada a situação de violência contra a pessoa idosa, a situação é encaminhada para outro serviço da mesma secretaria, o CREAS, onde a equipe técnica faz o acompanhamento especializado de indivíduos e famílias que ficaram expostos a algum tipo de violência.
Durante o ano de 2023 foram recebidas 264 notificações, com 18 encaminhados para o CREAS. Em 2024, até este mês de junho, foram anotadas 149 notificações, que foram encaminhadas para acompanhamento especializado do CREAS.
A forma de violência com mais incidência no município é a negligencia/abandono, que é marcada pela negação das necessidades básicas à pessoa idosa. A data foi estabelecida como um dia de reflexão, onde a sociedade reconhece a presença da violência contra essa população e deve também ter como compromisso estimular uma mudança de cultura, pois a violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos.
Durante o ato de abertura da programação compuseram a frente de honra as seguintes pessoas: Flávia Bedin Tognon, coordenadora da Secretaria de Assistência Social; Lurdes Casagrande, representante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; Valtemir Gomes, responsável pelo Disque Idoso Municipal; Lucélia Bortot, coordenadora do Programa Nossa Gente na Melhor Idade; Edinéia Dotti Mooz, representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e o médico Cláudio Veroneze, palestrante do evento.
(Assessoria)
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.