Foto: Divulgação/Assessoria
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou nesta quarta-feira (1º) a programação da 4ª edição do “Dia Delas”, contando com várias parcerias. Dentre as autoridades presentes no evento, o prefeito Cleber Fontana, com a primeira dama Joice, vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Oberdan Saretta, e a chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel.
A programação realizada no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi composta de palestras, orientações e serviços em diversas áreas. O evento faz parte das atividades que serão realizadas neste mês alusivas ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é fomentar a reflexão, com palestras que enaltecem a atuação no enfrentamento à violência contra a mulher, informar sobre o trabalho que é realizado e quais os canais de denúncia e atendimento a este público.
O termo violência contra a mulher resume diversos tipos de violência que acontecem sistematicamente no Brasil e no mundo, questões de gênero e por conta de uma visão distorcida do homem em relação à mulher e a posição que ela ocupa na sociedade.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, estima-se que 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência durante sua vida. Violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Essas formas de agressão são complexas, perversas e não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para as mulheres.
Em Francisco Beltrão, de acordo com os boletins de ocorrências relacionados à violência contra a mulher, em 2022 foram 3.509 registros. Neste ano, período de janeiro a outubro, são 2.417. O CREAS é o equipamento da Política de Assistência Social que atende os casos relacionados a violação de direitos, dentre eles a violência doméstica.
Em 2022 um total de 133 mulheres foram acompanhadas pelo CREAS e de janeiro a agosto deste ano são 144. Atualmente 95 mulheres estão em acompanhamento, com faixa etária predominante de 31 aos 40 anos.
No âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante todo o mês de novembro serão desenvolvidas atividades voltadas a esta temática, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. As ações de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência são uma pauta contínua na atuação dos profissionais da Assistência Social e apenas se intensificam neste período.
O projeto Ônibus Lilás do Governo do Estado, presente no evento, visa aproximar as mulheres paranaenses, por meio de uma ação itinerante, integrada e multidisciplinar que, articulada com os municípios, resulta em uma maior abrangência e efetividade das ações propostas pelo Plano Estadual dos Direitos da Mulher.
Parcerias
A secretaria municipal de Assistência Social e o CREAS contaram com os seguintes parceiros: Conli Gestão de Condomínios; Bio Extratus/Chikas Cosméticos; Agência do Trabalhador; Poupa Tempo; Odontotop; Senac; Mão Amiga; Curso de Nutrição da Unioeste; Mary Kay; Curso de Enfermagem da Unipar; Óticas Diniz; Sabor e Cia e Numape. Também esteve presente o Ônibus Lilás do Governo do Estado.
Foram prestados os seguintes serviços: orientação psicossocial e jurídica; avaliação capilar; orientações sobre o mercado de trabalho; avaliação odontológica; orientação sobre câncer de mama; orientação nutricional; aferição da pressão arterial; corte de cabelo, penteados, esmaltação e quick massage; análise de pele; limpeza e manutenção de óculos e orientações sobre programas e serviços da polícia de assistência Social. Também foi realizada a palestra “O Ciclo da Violência”, com Tagley Cristina Moras.
Próximas atividades
Durante o mês a palestra com o tema “Ciclo da Violência contra a mulher e o fluxo de atendimento no município de Francisco Beltrão” será realizada nos seguintes locais e datas:
08/11 – Colégio Estadual Arnaldo Busato – Nova Concórdia
Horário: 10 h
Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares
21/11 – Colégio Agrícola – Santa Bárbara
Horário: 19h 30 min
Público: Alunos a partir de 15 anos
22/11 – Escola Municipal Paulo Freire – Assentamento Missões
Horário: 10h
Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares
29/11 – Escola Municipal Deni Lineu Schwartz – Ponte Nova do Cotegipe
Horário: 9h 45min
Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares
Durante a abertura do evento compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:
Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vereadores Ivanir Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Oberdan Saretta; chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel; secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto; secretária de Emprego, Mulher e do Bem-Estar Social, Flaviana Tubin; coordenadora do CREAS, Claudinéia Lunkes Cremonese; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Edina dos Santos; representante da Delegacia da Mulher, Agente de Polícia Judiciária Carolina Brocardo de Leon Pereira; Polícia Militar/Patrulha Maria da Penha, policiais Fernanda e Roni; e a representante dos parceiros, Juliana Fidriszewski.
Assessoria
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.