Assessoria – Uma programação especial de conscientização sobre o Autismo será realizada no Calçadão de Francisco Beltrão a partir deste sábado, dia 1º de abril, prosseguindo até a próxima quinta-feira, dia 6. Neste sábado a programação será das 08h30 às 12h. O objetivo é celebrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, cuja data original é 2 de abril.
Além do repasse de informações para a comunidade sobre o autismo, haverá uma amostra dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças que frequentam o CEMAEM, com a participação dos profissionais do Centro e das famílias dos alunos. Tudo será mostrado em um túnel de 15 metros e uma tenda de 100 m2. As entidades parceiras também realizarão suas atividades.
O Tema escolhido para 2023 é “Autismo: Conheça, Entenda, Respeite e Inclua”. A iniciativa é do Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CEMAEM), prefeitura, secretaria municipal de Educação, SESC, curso de formação de docentes do Colégio Mário de Andrade, Unisep e a Cooperativa de Crédito Evolua.
Na próxima semana acontecem as palestras temáticas, a partir das 19h00, no espaço coberto do Calçadão, dirigidas para os pais, cuidadores, profissionais da educação e para a comunidade. Na segunda-feira, dia 3, as psicólogas Bruna Nezi, Tamily Miot e Raoany Ribeiro falarão sobre o tema “A importância do Acolhimento”.
Terça-feira, dia 4, haverá abordagem com os temas “Autismo, Entenda, Conheça e Inclua”, mostrando os trabalhos que são realizados no CEMAEM e “Autismo sob o olhar da Fisioterapia”. Irão palestrar a neuropsipedagoga Elisângela D’Avila Campos, a especialista em Autismo, Maria Eliza Thomé, a fisioterapeuta Regina Kletec e o educador físico Régis Paes.
Fechando a programação, na quinta-feira, dia 6, as palestras versarão sobre “Seletividade Alimentar no Autismo” e “Os Direitos dos Autistas”. As palestrantes serão Suélen Skura, que é nutricionista, especialista em seletividade alimentar e mãe de autista, e a Assistente Social Vanice Fedrigo.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é repassar informações e orientações para a população, inclusive visando diminuir a discriminação e o preconceito contra pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. As ações possibilitam dar visibilidade a todas estas questões.
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.