Saúde
Foto Assessoria de imprensa

Assessoria – Começa nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, e prossegue até o dia 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, dirigida para crianças de 1 a 4 anos de idade. A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, já está com tudo organizado para a imunização. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde e a meta é vacinar 4.600 crianças nesta faixa etária.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, é de fundamental importância que todas as crianças sejam vacinadas.

“Nas últimas campanhas a meta preconizada de vacinar pelo menos 95% do público alvo não foi alcançada no Brasil, o que coloca em risco as nossas crianças. Pedimos que todos os pais se conscientizem e levem seus filhos aos postos de vacinação”, alerta o secretário.

A Poliomielite, também chamada de Paralisia Infantil, fez no passado milhares de vítimas da doença no Brasil e tem chances de voltar devido a baixa cobertura vacinal. O último caso no país foi registrado em 1989. Desde a década de 1990 o Brasil é considerado livre da doença, mas nos últimos cinco anos está em estado de alerta devido ao risco de voltar a ter casos, porque a Poliomielite ainda existe em alguns países. Enquanto existir casos no mundo, crianças de países com baixa cobertura vacinal correm o risco de contrair a doença.

Estima-se que no ano passado 500 mil crianças não completaram o esquema vacinal ou não se vacinaram contra poliomielite no Brasil. A cobertura vacinal no país em 2021 foi de 69%. No Paraná o índice chegou a 79%. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde conseguiu uma cobertura de 93% em relação a meta. Agora, na campanha deste ano, a meta é atingir pelo menos 95%.