Categorias: Francisco Beltrão

Francisco Beltrão conquista Residência Médica

Nesta semana o município de Francisco Beltrão obteve mais uma importante conquista na área de medicina. O Ministério da Educação aprovou o Programa de Residência Médica para o município, com vagas para cirurgia geral e medicina de família e comunidade.

Para o prefeito Cleber Fontana é mais uma conquista que consolida o município como o grande polo regional. “O curso de medicina nos credenciou a fazer este pleito que será benéfico para os profissionais de medicina e também para toda a comunidade”, avalia Cleber.

Publicidade

Na terça-feira (18) o Ministério da Educação oficializou os programas de Residência Médica para todo o país e os programas de Francisco Beltrão foram aprovados oficialmente. Todo o processo foi realizado através de parceria da administração municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, e Unioeste, campus local.

O Programa de Medicina de Família e Comunidade foi encampado pela prefeitura e o Programa de Cirurgia Geral pela Unioeste. Serão preenchidas duas vagas para cada programa. Nos próximos dias será divulgado o edital de provas para a seleção e a parte prática inicia em fevereiro de 2019.

O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, ao ser cadastrado no Ministério da Educação, precisava atender todos os requisitos mínimos exigidos, além de comprovar estrutura física, recursos humanos na rede de atenção à saúde estruturada e compatíveis com a Comissão Nacional de Residência Médica.

Esse programa irá trazer benefícios ao atendimento dos profissionais médicos, pois passarão por atividades teóricas e práticas, qualificando o serviço prestado à população, que será a maior beneficiada.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, Aline Biezus,  considerando a necessidade de ampliar, qualificar e fortalecer a Atenção Primária a Saúde e principalmente a carência de profissionais com perfil para a Medicina da Família e Comunidade, que é um dos principais programas do SUS, a Estratégia Saúde da Família torna-se imprescindível o município incentivar e apoiar tecnicamente e financeiramente a formação profissional nesta área.

“O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade vem como um presente para o nosso Município, pois poderemos formar mais profissionais voltados para a saúde da família, para a prevenção, reabilitação e promoção da saúde, de forma a substituir o modelo meramente curativista por um modelo que seja voltado para as reais necessidades da população”, enfatiza a secretária.

Conforme o professor Roberto Yamada, coordenador do curso de Medicina da Unioeste, a Cirurgia Geral é uma especialidade em emergência e há uma carência no Brasil de profissionais cirurgiões gerais, principalmente no interior. “Formando estes profissionais, vamos cooperar com o município e com o estado”, define Yamada. Ele lembra que o primeiro passo, que é a graduação em medicina, o município conseguiu. Agora está conquistando a especialidade.

Também relata que a cirurgia foi escolhida porque dentro da Unioeste existe a necessidade de docentes nesta área. Informa que, por coincidência, a maioria dos docentes efetivos eram cirurgiões, bem como os preceptores. Agora Francisco Beltrão contempla todas as especialidades exigidas para a formação do Cirurgião Geral.

Também enfatiza que a parceria com a prefeitura e a secretaria municipal de Saúde é de fundamental importância, principalmente porque o município contempla todas as condições e recursos humanos para contribuir e formar bons médicos especialistas dentro destas áreas.

Nesta semana a comissão do município e da Unioeste que organiza o processo de implantação da Residência Médica se reuniu para definir os próximos passos. Participaram do encontro: Dra. Josiane Nunes, coordenadora da Residência no Programa de Medicina de Família e Comunidade; Dra. Carla Patrícia Alves de Souza, coordenadora da Comissão de Residência Médica; Drº. Luís Fernando Dip, que assume a coordenação do curso de Medicina da Unioeste em 2019; enfermeira Ana Paula Valandro, do Setor de Atenção à Saúde da Família no município; professora e Dra. Lirane Ferreto, da Unioeste, e Aline Biezus, secretária municipal de Saúde.

Assessoria PMFB

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

3 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

4 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

5 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

5 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

6 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

7 horas atrás

This website uses cookies.