Francisco Beltrão
Foto Assessoria/PMFB

Nesta semana o município de Francisco Beltrão conquistou a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtores de Origem Animal (SISBI-POA), que equivale a inspeção federal para carnes, processados, embutidos, queijos, dentre outros produtos. As empresas beltronenses que obtiverem a habilitação poderão comercializar seus produtos para todo o Brasil. Esta habilitação foi obtida através do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (CONSAD).

A certificação foi entregue ao prefeito Cleber Fontana pela diretora de inspeção do Consad, Carla Sandri. O prefeito agradeceu o reconhecimento do órgão e parabenizou a equipe do Departamento de Agropecuária e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pela conquista. “Muitas empresas do nosso município poderão obter esta certificação, aumentar a produção, gerar mais empregos e dar um retorno maior de impostos para o município”, definiu o prefeito Cleber.

A diretora de Agropecuária, Maria Lucia Matarezi lembrou que foram mais de dois anos de trabalho até que tudo estivesse regularizado para viabilizar o reconhecimento. “Temos que agradecer a estrutura viabilizada pelo prefeito Cleber e pelo vice Pedron para o nosso serviço de inspeção e o empenho de toda a nossa equipe. Esta certificação é o coroamento do trabalho realizado por todos”, comenta Maria.

Ela também destaca que muitas empresas colaboraram, se adequando dentro das normas previstas em lei. Outro parceiro importante, segundo ela, foi o Sebrae, que custeou a montagem de vários projetos. “Com esta união de forças todos saíram ganhando e o reflexo será benéfico para todo o município”, comenta a diretora.

Ela acredita que num primeiro momento diversas empresas poderão conseguir esta certificação, pois já estão se preparando para esta condição. As empresas interessados receberão orientações e o acompanhamento dos médicos veterinários e inspetores do Serviço de Inspeção Municipal. Quando a equipe verificar que todos os procedimentos estão de acordo com a legislação, acionam a  auditoria do  Ministério da Agricultura. Com o aval desta auditoria a empresa fica habilitada a comercializar seus produtos para todo o país, obtendo o Certificado do Serviço de Inspeção Federal (SISBI).

No ato de entrega da habilitação para a certificação das empresas beltronenses, além do prefeito Cleber, da diretora Maria Lucia e Carla Sandri do Consad, também participaram a engenheira ambiental Luciana Crestani, e os médicos veterinários Rafael Segato, Everton Leonardi, Sidney Pasqualetto e Tatiane Garcia.

Assessoria PMFB