Regional
Foto: Soldado Afonso

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, comemorou seus 47 anos com uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (09), com a presença de autoridades civis e militares, convidados e comunidade. Foi entregue o Espadim Tiradentes aos 14 integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e da medalha de Mérito de Ensino.

“Em 25 anos de atividade policial tenho a visão da importância da APMG e a necessidade da constante capacitação. Toda vez que uma equipe vai à rua fazer uma abordagem ou operação, quanto mais capacitado está o policial mais tranquila fica a sociedade”, disse o secretário de Estado da Segurança, Júlio Reis.

A APMG foi inaugurada em 08 de março de 1971 e desde então ocupa um lugar de destaque no cenário nacional na educação. Nestes 47 anos a instituição atua com instrução voltada ao ensino e à pesquisa, visando a formação, habilitação, especialização, capacitação e atualização profissional dos militares estaduais.

O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Arildo Luis Dias, destacou a importância do momento em que os cadetes do 1º ano recebem o Espadim. “Para nós, da Polícia Militar, o cadete ingresso representa a renovação e esperança de um futuro melhor, de novas ideias, novas tecnologias e novas concepções, sem perder a essência que é a disciplina, a hierarquia, o trabalho e a instrução”, disse ele.

O diretor de Ensino e Pesquisa e comandante da APMG, coronel Mauro Celso Monteiro, lembrou que nos últimos anos a entidade se consolidou na área do ensino policial e bombeiro militar na parte de técnica profissional. “Nos estruturamos em novas tecnologias e, principalmente, na vinculação acadêmica com a Unespar, quando podemos certificar e fazer cursos de graduação e pós-graduação. Entramos em uma nova fase e a instituição está cada vez mais em um desenvolvimento educacional de alta qualidade”, disse ele.