3º BPM
Foto Polícia Militar

A Polícia Militar do 3º BPM atendeu quatro ocorrências de aglomerações e descumprimento de medida sanitária preventiva durante a Operação AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) no sábado (13) e no domingo (14).

Chopinzinho

Por volta das 18h15 do sábado (13), a equipe policial militar de Chopinzinho foi informada pelo setor de fiscalização da prefeitura municipal de que na linha Palmeirinha, zona rural do município, estaria ocorrendo uma festa com aglomeração de pessoas. A equipe policial acompanhou a equipe da fiscalização e na chegada à propriedade foram avistados sete veículos no local. As pessoas que lá estavam foram notificadas (multadas) pelo setor da fiscalização da prefeitura e o responsável pela propriedade encaminhado para a lavratura de termo circunstanciado por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. As demais pessoas, após notificadas, foram orientadas e liberadas do local. 

São Jorge D’ Oeste

No inicio da madrugada de domingo (14), por volta de 0h20, após uma denúncia de aglomeração e perturbação do sossego na divisa entre os municípios de São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos, às margens do Rio Chopim na PR-281, policiais militares deslocaram até o local, juntamente com uma equipe da Vigilância Sanitária, onde abordaram um bar e constataram o fato. 

No total, 38 pessoas foram abordadas e identificadas, das quais uma estava portando 0,5 grama de substância entorpecente análoga à cocaína e uma estava portando 1,3 grama de maconha. Quatro veículos estavam com equipamentos sonoros ligados com som excessivamente alto, os quais foram apreendidos.

Quatro pessoas foram multadas pela Vigilância Sanitária pelo descumprimento dos decretos que proíbem a aglomeração de pessoas, um estabelecimento foi multado, quatro pessoas foram conduzidas para o Termo Circunstanciado de Perturbação do Sossego, dois por drogas para o consumo e o responsável pelo estabelecimento por infringir introdução ou propagação de doença contagiosa. 

Clevelândia

Por volta das 00h05 de domingo (14) após diversas denúncias, a equipe policial militar juntamente com equipes da Vigilância Sanitária do município de Clevelândia, deslocaram até ao bairro Almoxarifado, onde em uma residência foram visualizadas diversas pessoas e som audível a aproximadamente 100 metros do local. Foi realizada vistoria no imóvel e localizado um revólver calibre 38, com 5 munições. Foi identificado o proprietário da arma de fogo e com ele (45) localizadas 7 miligramas de substância análoga à cocaína e 5 miligramas de substância análoga ao crack.

O proprietário da residência de 27 anos foi encaminhado por perturbação do trabalho ou sossego alheio, realizada a apreensão do aparelho de som utilizado e aplicadas as notificações da vigilância sanitária.

Mariópolis

Por volta das 18h deste domingo (14), após solicitação da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar de Mariópolis informando que na represa do rio Pato Branco, localizada na comunidade São Pedro, interior do município, havia aglomerações de pessoas, as equipes policiais militares foram verificar a denúncia em conjunto com a equipe da Vigilância Sanitária. 

Ao chegar ao local foi constatado que havia um grande número de pessoas, mais de 60, entre adultos e crianças, em sua maioria estavam aglomerados, ingerindo bebida alcoólica, sem máscaras de proteção e sem o distanciamento recomendado. Todos foram conduzidos até o Destacamento PM de Mariópolis, onde foi lavrado um termo circunstanciado por infração de medida sanitária preventiva e feitas as notificações por parte da Secretaria de Saúde.