Francisco Beltrão
Créditos Gelson Corazza/PMFB

A abertura será neste sábado (05), às 10h com entrada grátis todos os dias.

A Expobel – Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Francisco Beltrão é considerada a terceira maior feira do Paraná, considerada uma das maiores exposições do Sul do Brasil, figurando entre as dez maiores do País. A feira fomenta e estimula o desenvolvimento econômico, impulsiona novos negócios, amplia as redes interpessoais e estimula a inovação em diversas áreas profissionais. Já são mais de 50 anos de história e, ao longo do tempo, a Expobel se configurou junto ao crescimento do município.

A feira reúne centenas de expositores vindos de regiões do Brasil e de diversos segmentos, evidenciando o que há de melhor na área industrial, comercial, agropecuária, gastronômica, segurança, meio ambiente, transportes, veículos, máquinas e equipamentos, bem como no meio cultural, garantindo aos visitantes inúmeras opções de lazer e entretenimento.

Realizada de dois em dois anos (anos pares), no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, a cada edição supera as expectativas tanto em razão de público, quanto de atrações. Para se ter uma ideia, somente na última edição em 2020 foram mais de 390 mil visitantes, gerando mais de 3.200 empregos diretos e indiretos, movimentando cerca de R$ 80 milhões na economia local e regional. É por estes resultados que a feira é um dos eventos mais esperados pelo seu público e também pelos empresários. Os shows com artistas regionais e nacionais complementam o megaevento.

A Expobel, como hoje é conhecida, surgiu em 1967. Naquele tempo levava o nome de “Festa Nacional do Feijão” (Fenafe). A intenção dos organizadores era motivar os produtores rurais na plantação e colheita de feijão, além de divulgar e confirmar o município como um dos maiores produtores do grão no País.

A prefeitura de Francisco Beltrão era a responsável pela administração e organização do evento, que contava com o apoio e a participação de associações e lideranças empresariais. A feira com denominação de Fenafe teve apenas duas edições: a primeira em 1967 e a segunda em 1969. Nos anos seguintes os organizadores incorporaram novas atividades e segmentos à feira, que precisou mudar de nome.

Mudança

Em 1970, além de incentivar os produtores de feijão, os organizadores buscaram também valorizar outros setores como suinocultura, indústria e comércio, que também tinham grande influência e forte desempenho econômico no município. Com isso, ainda sem uma denominação ou sigla definida, o evento recebeu nomes direcionados, como: “2ª Exposição Regional de Animais”; “1ª Exposição de Indústria e Comércio” e “9ª Exposição Nacional de Suínos”.

Já em 1974 foi realizada a “2ª Feira Estadual de Suínos”; “3ª Feira de Indústria e Comércio” e a “1ª Exposição de Bovinos”.

Em 1976, a “15ª Exposição Nacional de Suínos”; “2ª Exposição Feira Regional de Bovinos” e a “4ª Exposição Regional de Indústria e Comércio” . A “3ª Feira Regional de Bovinos”; “5ª Exposição Regional de Indústria e Comércio” e “4ª Exposição Estadual de Suínos” , marcam pela diversificação e pela presença forte e marcante de todos os setores da economia municipal, expostos lado a lado às novidades em máquinas, equipamentos, tecnologia, produtos, prestadoras de serviços e indústrias de diversos estados da nação.

Somente em 1977, a feira foi batizada como “Expobel – Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Francisco Beltrão” , entrando na lista dos maiores eventos do gênero no Brasil. De 1980 a 2004 foram realizadas mais 16 edições com a coordenação da administração municipal, todas com grande sucesso e, principalmente, atingindo os objetivos propostos pelos organizadores.

Nova administração

Em 2006, inicia-se uma nova etapa. A Expobel passa a ser organizada também pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) que, em união com a prefeitura, Sociedade Rural e Rural Leite, tem por objetivo elevar o nível da feira – ampliando as exposições e atrações – tornando a feira um ambiente ainda maior para comercialização e geração de novos negócios. Uma parceria entre tantas que tem dado certo até hoje e que reflete de maneira positiva a tradição de sucesso da feira, ficando nítido que a Expobel é o evento que melhor representa o potencial de desenvolvimento de Francisco Beltrão, colocando em destaque a capacidade e a competência de suas lideranças.

Em 2020, o megaevento multissetorial veio com diversas inovações – Mercado da Agroindústria, Arenatech, mobilidade urbana através de aplicativos de transporte, Centro Comercial, nova Praça de Alimentação, Aplicativo Expobel, Pavilhões do Comércio 1 e 2, entre outras atrações. Em 2022, a 30ª edição da Expobel, programada para os dias 5 a 13 de março de 2022, terá novamente entrada gratuita nos nove dias do evento. Em torno de 500 expositores garantiram presença nesta que deve ser mais uma vez um sucesso de público e negócios.

(Assessoria Acefb)