Foto: Wellinton Molinetti
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) revelou para a reportagem das Rádios Ampére AM e Interativa FM no final da tarde desta quarta-feira, 31, que foram confirmados mais sete casos de raiva animal em Ampére, sudoeste do Estado. Dos oito exames que aguardavam resultado apenas um deu negativo. Oficialmente, segundo a ADAPAR, são oito casos que deram positivo a doença no município. O primeiro teve a confirmação no dia 24 do mês passado.
A médica veterinária e fiscal de defesa agropecuária da ADAPAR de Realeza, Luiza Coutinho, esclarece que o trabalho para conter o foco continua. “Nossas equipes estão na região do foco visitando as propriedades e orientando os agricultores sobre as medidas que devem ser tomadas. Sobre esses novos sete casos os exames foram revelados ontem. Foram feitas oito coletas de amostras e um deu negativo. Nessa situação será feita prova biológica para tirar as dúvidas. Dos animais positivos seis são bovinos e um equino.”
As comunidades afetadas pelo problema são Linha São Paulo, Bom Princípio, Santa Luzia, Água Doce e Scariot. A Secretaria de Saúde informou que na noite desta quarta-feira assim que recebeu a confirmação dos casos já iniciou a vacinação das pessoas que tiveram contato com esses animais. O secretário Robson Sari explicou que algumas foram atendidas no Hospital Santa Rita. “Hoje vamos tomar outras medidas e conversar com a 8ª Regional para discutir algumas situações. Nossa equipe da Vigilância Sanitária também está acompanhando esse caso para evitar problemas em animais menores como cachorros e gatos.”
Ele revelou ainda que uma pessoa que teve contato com um animal infectado receberá soro antirrábico. “A recomendação desse caso é que entre com soro e esse paciente está sendo acompanhado. É um homem que teve contato com animal que morreu em virtude da doença. Após avaliação médica a orientação é que ele tomasse o soro para agir de forma mais rápida no organismo e evitar qualquer complicação.”
Fonte Julio Cesar Alves/Rádio Ampére e Interativa FM
A Procuradora da Mulher na Câmara de Francisco Beltrão, vereadora Mara Fornazari Urbano, esteve em…
Sueli Cavalar de Souza, de 40 anos, faleceu no domingo (11), ‘Dia das Mães’ após…
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 14 horas desta segunda-feira (12),…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido após um acidente no início da noite desta…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Da Silva Marques comunicam…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro, prendeu,…
This website uses cookies.