Da assessoria – A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, e os conselhos municipais de Saúde e dos Direitos das Mulheres, organizam na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, um evento de incentivo ao parto normal e humanizado. A programação será no Espaço da Arte, com atividades à tarde e à noite.
O objetivo é repassar orientações aos profissionais de saúde e para as futuras mães sobre o direto de escolha quanto ao tipo de parto, garantindo a inclusão de medidas de esclarecimento e incentivo para a participação da mulher. Inclusive a Lei Municipal 4.523, de 2017, institui em Beltrão a Semana de Incentivo ao Parto Normal de Humanizado.
Durante a tarde a programação é direcionada para os profissionais das redes pública e privada de saúde e para a comunidade acadêmica. A abertura está prevista para as 13h00. Na sequência será apresentado o filme O Renascimento do Parto 2. Depois tem a roda de conversa sobre boas práticas profissionais e o enfrentamento das violências nas experiências a partir do parir e do nascer.
À noite a atividade é direcionada para a comunidade acadêmica e o público em geral, a partir das 19h00 e com a mesma programação, ou seja, o filme e na sequência a roda de conversa. Os participantes receberão certificados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário google. Basta acessar https://sites.google.com/view/evento-parto
As rodas de conversa serão mediadas pela fisioterapeuta Taila Saiane Vicelli, especialista em fisioterapia pélvica (doula) e pelas advogadas Camila Comann, especialista em direito médico, professora e integrante da Comissão das Mulheres Advogadas, e Maria Lucia Fornazari Urbano, especialista em políticas públicas e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
O Brasil é um dos países com maior índice de cesáreas do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma taxa máxima de 15% de cesáreas, mas no país o índice é bem maior, em especial na rede hospitalar privada. Segundo a OMS, a cesariana é um procedimento cirúrgico que, quando realizado por razões médicas, pode salvar a vida da mulher e de seu bebê. No entanto, muitas delas são feitas desnecessariamente, o que pode colocar em risco a vida e o bem-estar das mães e de seus filhos tanto no curto quanto no longo prazo.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 19ª SDP de Francisco Beltrão, prendeu…
Manter estilo e conforto nos pés é essencial para qualquer pessoa que preze pela sua…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido após colidir com um caminhão na tarde desta…
O vereador Marcos Folador está em Brasília nesta semana participando do Encontro de Lideranças Municipalistas…
O mais recente boletim epidemiológico da dengue divulgado pela equipe de Vigilância em Saúde de…
Um idoso de 65 anos, identificado como Waldemar morreu no hospital em Pato Branco nesta…
This website uses cookies.