Policial

Estão abertas as inscrições para o concurso de escrivães da Polícia Civil

O Governo do Estado abriu as inscrições para o concurso público que vai selecionar profissionais de nível superior para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Paraná. O concurso oferece 100 vagas para atuação em Curitiba e Região Metropolitana, além de cidades do interior, com jornada de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 5.752,41.

O concurso será realizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As inscrições foram abertas segunda-feira (17) e são recebidas somente pela internet no endereço www.cops.uel.br. O valor é de R$ 120,00. O edital completo pode ser acessado na página da Cops (www.cops.uel.br). Somente no primeiro dia foram feitas seis mil pré-inscrições.

Publicidade

A seleção será feita por meio de prova objetiva e discursiva em 18 de novembro, em Curitiba, Londrina e Cascavel. Os classificados nesta prova passarão para as etapas seguintes previstas de exame de saúde, aptidão física e análise de conduta, em datas a serem marcadas para o início de 2019.

VAGAS – O edital garante 10% das vagas para candidatos que se declararem afrodescendentes, conforme Lei Estadual nº 14.274, de 24 de dezembro de 2003. Outras 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, conforme previsto na Constituição Federal e Lei Estadual nº 18.419, de 7 de janeiro de 2015.

Doadores de sangue, prestadores de serviço eleitoral e beneficiários do NIS/CadÚnico, do Governo Federal, podem entrar com pedido de Requerimento de Isenção até esta quarta-feira (19). Os requerimentos podem ser feitos também via Internet, no site da Cops.

PROVAS – A primeira prova é composta por 30 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e outras 30 de Conhecimentos Específicos e Redação. A prova de Conhecimentos Gerais abrange conteúdos de Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná. Já a redação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, sobre tema da atualidade. A prova de conhecimentos específicos pretende avaliar conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Especial e o Estatuto da Polícia Civil do Paraná.

Segundo a professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, diretora da Cops, os candidatos devem focar a primeira fase do concurso, prevista para o dia 18 de novembro. De acordo com as regras do edital, deverão ser classificados mil candidatos para as fases seguintes. Ela explica ainda que a expectativa é de um bom número de inscritos, considerando a oferta de poucos concursos este ano.

(Agência Estadual de Notícias)

Luiz Carlos Maciel

Matéria recentes

Homem morre em acidente na PR-180 em Marmeleiro

Um homem que ainda não foi identificado oficialmente morreu após um acidente de trânsito na…

24 minutos atrás

Secretaria da Saúde confirma mais 4.165 casos de dengue e nove óbitos no Paraná

Foi divulgado nesta terça-feira (13), o boletim semanal da dengue no estado do Paraná com…

49 minutos atrás

Forças de segurança realizam mega operação em busca de mulher desaparecida

Uma mega operação está sendo realizada em Itapejra do Oeste após o registro do desaparecimento…

53 minutos atrás

Comissão de Inquérito da Saúde define lista de convocados para depoimentos

Nesta semana a Comissão de Inquérito (CI) que está em andamento na Câmara de Vereadores…

2 horas atrás

Francisco Beltrão participa da Semana dos Museus com atividades para crianças e adultos

A 23ª Semana Nacional de Museus está aberta em Francisco Beltrão. Trata-se de uma temporada…

2 horas atrás

Câmara aprova projeto que obriga prefeitura a fazer limpeza de terrenos baldios e cobrar do propietário

Recebeu aprovação unânime na Câmara de Francisco Beltrão um Projeto de Lei do vereador Tiago…

3 horas atrás

This website uses cookies.