Foto: Assessoria
A partir deste ano de 2024 os 600 alunos da Escola Municipal Madre Boaventura do bairro São Miguel passam a ter o ensino em tempo integral. A oficialização aconteceu na noite de quinta-feira (15) durante encontro do prefeito Cleber Fontana com comunidade escolar do bairro. O saguão da escola ficou completamente lotado com a presença dos pais, alunos, professores e colaboradores. É a primeira escola municipal do perímetro urbano de Francisco Beltrão que está sendo contemplada.
Esse é um momento histórico para a escola e que certamente resultará em uma crescente nos índices de aprendizagem. A partir de agora os alunos permanecerão aqui oito horas diárias com um suporte pedagógico adicional e com três refeições ao dia”, salientou o prefeito durante seu pronunciamento. Também lembrou que o projeto começou a ser construído em 2023 e já se tornou realidade. Cleber parabenizou a equipe administrativa da secretaria municipal de Educação, a direção e os professores pela importante conquista.
A Madre Boaventura tem uma história de 55 anos, pois foi implantada em 1968. Neste período, acompanhando o crescimento da cidade, recebeu muitos investimentos, principalmente na estrutura física, para atender a demanda da região. Atualmente conta com 32 salas de aula e 112 professores e colaboradores da área administrativa. Toda a estrutura é coordenada pela diretora geral, Cleunice da Luz e pela vice-diretora, Juliana Blange Cavalheiro.
Na conversa com os pais, a secretária Mariah Ivonete Silva, da Educação, destacou através de números a evolução do aprendizado no estabelecimento nos últimos anos. No IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, saltou de 4,9 em 2009 para 6,3 em 2019. O resultado de 2023 ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que suba para 8.0. Na alfabetização, o índice de fluência leitora está em 6,3, acima da média estadual, que é de 5,9. Com o tempo integral ela prevê que estes índices crescerão mais.
Ensino Integral
A escola em tempo integral visa a formação completa dos indivíduos. Levando em consideração o tempo estendido do aluno dentro do ambiente escolar, os professores e profissionais que atuam neste espaço conseguem atendê-los de maneira mais individualizada, capacitando-os não apenas com conhecimentos acadêmicos, mas também com habilidades sociais, emocionais e práticas necessárias para enfrentar os desafios do dia a dia.
Além do currículo acadêmico convencional, os alunos tem acesso a uma gama de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares e suporte pedagógico adicional. Dessa forma a escola se torna não apenas um local de instrução, mas um ambiente propício à formação integral do indivíduo na integralidade física, emocional, cultural e social
Além das disciplinas da base nacional que são: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, ed. Física, arte, inglês e ensino religioso, foram incorporadas ao currículo outras disciplinas, pensando na atualidade de conteúdos e na necessidade local.
Agora, com mais tempo na escola, os alunos passam a ter computação e robótica, competência sócio emocional, oficinas de interpretação e produção de textos, aprendizagem criativa da matemática, qualidade de vida e saúde, educação financeira e empreendedorismo.
Acompanharam o prefeito Cleber e a secretária Mariah no lançamento do projeto a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani, os vereadores Dile Tonello, Jean Emiliano, Pedro Tufão e Silmar Gallina, a direção da escola, membros do Conselho Escolar, professores, colaboradores e os pais de alunos.
Assessoria
O ceratocone é uma doença ocular progressiva que afeta a estrutura da córnea, tornando-a mais…
O Corpo de Bombeiros de Faxinal dos Guedes foi acionado nesta quinta-feira (22), para atender…
No início da noite desta quinta-feira (22), socorristas do SAMU foram acionados para atender um…
As chuvas registradas nesta semana em algumas regiões no estado do Paraná não foram suficientes…
Um homem, de 27 anos foi encontrado morto na quarta-feira (21), em uma boate localizada…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Koeche, comunicam com pesar…
This website uses cookies.