Francisco Beltrão

Encontro trata do projeto de contenção de cheias

Foto Assessoria

Na manhã desta quinta-feira, 09, na sala de reuniões da prefeitura, aconteceu reunião para tratar da elaboração do projeto de contenção das enchentes em Francisco Beltrão. Participaram o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antônio Pedron, secretários e equipe técnica. A apresentação foi feita pelo engenheiro responsável pela elaboração do projeto, Alberto Andrade Pinto, que fez uma explanação sobre a obra de drenagem do Rio Marrecas.

Segundo Pedron, o objetivo é executar um projeto que resolva o problema das cheias. “Por se tratar de uma obra desta magnitude, é necessário analisar cada aspecto que envolve a elaboração do projeto e a execução da obra. É de extrema importância a verificação de cada detalhe, para solucionar o problema”, frisa Pedron. Serão investidos mais de R$ 46 milhões em obras de drenagem e contenção de cheias. O projeto pioneiro no Paraná prevê inclusive a escavação de um túnel e a construção de uma barragem, no próprio rio, acima da cidade, com a finalidade de reter parte da água e esgotar a outra parte pelo túnel, que terá vazão de 286 metros cúbicos por segundo.

Segundo o engenheiro responsável pela elaboração do projeto, o rebaixamento do leito do rio e o endireitamento de suas margens irá dar mais 100 metros cúbicos de vazão por segundo. A vazão total irá aumentar em 386 metros cúbicos. O projeto também prevê a recuperação dos rios afluentes do Marrecas. Após a elaboração e aprovação do projeto, será realizada a licitação da empresa que vai executar a obra. Os mais de R$ 46 milhões estão depositados em uma conta da prefeitura criada para esta finalidade.

(Assessoria)

 

Compartilhe: